Diversão e Arte

Playlist do Correio: Confira os lançamentos musicais da semana

O aguardado álbum da Lady Gaga e o disco gravado durante a quarentena de Adriana Calcanhotto são os destaques da semana

Correio Braziliense
postado em 29/05/2020 14:00
O pop marcante de Lady Gaga está de volta
Do pop ao metal, da nova MPB aos grandes nomes do sertanejo, a Playlist do Correio apresenta opções para todos os gostos musicais entre os lançamentos do fim de maio.



Na música internacional só se fala de uma coisa: Lady Gaga. A estrela pop apresentou o aguardado Chromatica, sexto álbum de estúdio da cantora. Com participações de Ariana Grande, Elton John e BLACKPINK, o novo disco marca uma retomada da artista ao pop que alavancou a popularidade dela. Os clipes e o material de divulgação também trazem de volta os figurinos espalhafatosos -- às vezes beirando o andrógino --, que fizeram parte do início controverso da carreira de Gaga.

De uma diva pop para um nome em ascenção, a explosiva Tones and I responsável por Dance monkey, um dos mais importantes e tocados hits de 2019, retomou os holofotes com Ur So F**kInG COoL. Divertida e dançante, a nova canção da australiana segue o mesmo conceito que agradou no sucesso do ano passado, misturando a voz única e quase metalizada com uma batida que gruda na cabeça.

Saiba Mais

Uma das agradáveis surpresas da semana ficou por conta de Rosalía. A cantora espanhola, que conquistou o mundo tocando uma mistura do gêneros que varia entre o flamenco e o hip-hop, convidou o rapper Travis Scott para a faixa TKN. O resultado foi uma música com partes em espanhol e em inglês com ritmos latinos mesclados ao trap e rap. Esta é a segunda colaboração da dupla, Rosal[ia já havia participado do remix de Highest in the room, para o último disco de Travis, Jackboys.

A semana ganhou também uma bonita homenagem em uma clássica banda de rock. Gang of Four, banda inglesa que foi uma das principais influências na sonoridade da Legião Urbana, apresentou Forever starts now, canção póstuma de Andy Gill. O cofundador e guitarrista do grupo morreu em fevereiro em decorrência de problemas respiratórios. A música é a primeira de um EP nomeado Anti hero, marcado para lançar em 17 de julho.

Outra figura milenar da música deu as caras esta semana. A cantora e atriz Dolly Parton apresentou When life is good again. A canção composta durante a quarentena tem a intenção de dar uma faísca de esperança e alegria para aqueles que estão passando por momentos difíceis na pandemia. Além do novo trabalho, a cantora também adicionou seis álbuns antigos para os serviços de streaming. Parton é uma lenda do country e possui até documentário na Netflix sobre a própria vida.

No metal, Lamb of God apresentou novidades esta semana. O single Routes é o quarto do álbum autointitulado do grupo, o primeiro desde 2015 marcado para ser lançado em 19 de julho. A canção foi inspirada em um tempo que o vocalista Randy Blythe passou protestando pelos direitos da reserva indígena, Standing Rock Sioux Reservation. O rock pesado ainda conta com os vocais de Chuck Billy, do grupo Testament.

Destaques da música brasileira

O grupo As Bahias e a Cozinha Mineira resolveu fazer da quarentena um momento de produção. Na última quarta-feira (27/5), o grupo lançou o EP Enquanto estamos distantes, que faz referência a este momento em que o mundo enfrenta o isolamento social. Com cinco faixas, o trabalho passeia por sonoridades que ainda não haviam sido exploradas pelo trio, que dão uma nova roupagem ao trabalho do As Bahias. Por exemplo, eles apostaram em uma regravação totalmente repaginada de Eu sei que você gosta de brincar, música inicialmente gravada por Ivete. 

Após lançar na semana passada uma parceria com Linn da Quebrada e Jup do Bairro, o rapper Rico Dalasam também aproveitou o momento para lançar o EP Dolores Dala, o Guardião do Alívio. Com cinco faixas, o trabalho conta com participações de Mahal Pita, Chibatinha (do Àttooxxá) e Dinho Souza. Perpassado de metáforas, o disco “transporta as máximas dor e alívio para a experiência do lúdico”, segundo uma publicação do cantor no Instagram.

Após dois anos do lançamento do último álbum, Mahmundi volta às plataformas com o disco Mundo novo. Após trabalhos com uma pegada pop eletrônica, a cantora apresenta um álbum instrumental, que conta com participação de músicos dos quatro cantos do Brasil. Com sete músicas, ela segue cantando sobre o amor e as relações humanas canalizando emoções. 

Gravado em 2019, no Rio de Janeiro, o álbum Tijolo por tijolo, de Alcione foi divulgado para o público nesta sexta-feira (29). A gravação é o primeiro trabalho da artista com músicas inéditas nos últimos sete anos. A faixa-título do projeto é uma composição Serginho Meriti e Claudemir e fala sobre a carreira da cantora maranhense. O disco conta com 14 faixas que homenageiam a terra natal de Alcione, bem como compositores renomados que marcaram várias gerações. 
 
Capa do álbum Só de Adriana Calcanhotto 

Em meio à pandemia, a criatividade de Adriana Calcanhotto aflorou e assim a cantora criou o novo trabalho de carreira, o álbum , dedicado a Moraes Moreira. Com nove músicas inéditas, a artista trata de assuntos que, atualmente, fazem parte do cotidiano de muitos, como a solidão e a saudade do convívio social. Além do samba e do MPB, Calcanhotto se baseou nas batidas do funk e do hip-hop para as novas composições, como a música Bunda Lê lê, em parceria com Dennis Dj. 

O grupo de pagode Bom Gosto também divulgou o novo álbum Curtir a vida, que foi gravado no último ano em Vitória. A faixa principal do DVD é homônima e fala sobre um olhar positivo a respeito de situações cotidianas, levando a vida com leveza e tranquilidade.

Na música sertaneja, a dupla Matheus & Kauan lançou as 19 faixas de 10 anos Na Praia. A produção é uma comemoração à uma década de carreira e o sétimo DVD da dupla. O repertório conta com a regravação de sucessos como A rosa e o beija flor e, além disso, com singles inéditos como Coração de isca.

Mano Walter divulgou o single Matuto de verdade, uma aposta no estilo modão. A gravação do videoclipe da canção foi durante a quarentena, na própria casa do artista e contou com a presença dos familiares dele.

*Estagiários sob supervisão de Adriana Izel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags