Diversão e Arte

Spike Lee divulga curta-metragem inspirado em 'Faça a coisa certa'

O curta é um tributo às mortes de Eric Garner e George Floyd, assassinados por policiais nos EUA

Correio Braziliense
postado em 02/06/2020 08:00
Spike Lee
O cineasta Spike Lee divulgou, na noite de domingo (31/5), um curta-metragem intitulado 3 brothers: Radio Raheem, Eric Garner e George Floyd, em meio aos vários protestos antirracistas que ocorrem nos Estados Unidos em virtude da morte do segurança George Floyd.  

Além do homicídio de Floyd, Spike Lee também retratou a morte de Eric Garner, ambos vítimas da violência policial. O curta alterna os episódios ocorridos, com cenas de um dos longas mais famosos do diretor, Faça a coisa certa, de 1989. Nele, Lee relaciona as histórias de Eric e Floyd com a narrativa do personagem Radio Raheem, um jovem que não se calava diante o racismo explícito de Nova York. Raheem andava nas ruas da cidade com um rádio boombox tocando Fight the power, do grupo Public Enemy.

Saiba Mais

A produção foi liberada com exclusividade pela CNN. Lee aproveitou o momento para criticar a realidade. “Estamos vendo isso de novo e de novo e de novo. É isso, a morte de corpos negros, é sobre isso que este país é construído”. No início do curta, o questionamento: “A história vai parar de se repetir?”


Entenda os protestos


Em maio deste ano, um homem negro chamado George Floyd foi morto, asfixiado por um policial na cidade Minneapolis. O momento foi filmado por pessoas que estavam por perto e causou revolta, culminando em protestos pelos EUA.

Neste último fim de semana, 75 cidades estadunidenses tiveram manifestações. Dentre elas, Nova York, Memphis e Los Angeles tiveram atos a favor do “Black Lives Matter”, movimento que tem por objetivo reinvindicar mortes e atos violentos contra pessoas negras.

Artistas como Michael B. Jordan, Tinashe e Tessa Thompson, estiveram presentes e prestaram apoio a causa. Os manifestantes não deixaram de lembrar outros nomes vítimas de violência policial e do racismo.

Um dos citados com frequência foi o do jovem Eric Garner, assassinado em 2014 na região de Staten Island, em Nova York. Garner foi vítima de estrangulamento por um policial durante uma prisão. Toda a ação foi filmada e Garner, de maneira semelhante ao que aconteceu com George Floyd, avisou ao agente que não conseguia respirar. A frase "I can't breathe" (Não consigo respirar, em tradução livre) se tornou um dos símbolos da luta. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags