Diversão e Arte

Alceu Valença e orquestra lançam single 'Tomara'

Com lançamento na sexta-feira (5/6), o single é segunda edição da parceria com a Orquestra Ouro Preto

Correio Braziliense
postado em 02/06/2020 16:00

Alceu Valença e maestro

Nesta sexta-feira, (5/6), o cantor Alceu Valença e a Orquestra Ouro Preto lançam o primeiro single da segunda edição do projeto Valencianas. Trata-se da canção Tomara, que estará disponível em todas as plataformas digitais.

 

"Tomara meu Deus, tomara / que tudo o que nos separa / não frutifique e não valha". Os versos da canção, escritos há 30 anos, nunca foram tão urgentes e atuais.

 

O primeiro single de Valencianas II, parceria do cantor e compositor pernambucano com a formação orquestral mineira, comandada pelo maestro Rodrigo Toffolo, será lançado em todas as plataformas digitais antecipando o álbum e o DVD previstos para o fim do ano.

 

Saiba Mais

O arranjo para cordas, percussão e banda, escrito por Mateus Freire, estabelece a ponte entre as sonoridades do Nordeste profundo e o barroco mineiro de Ouro Preto, o lar da orquestra. A direção de cena do concerto é de Paulo Rogério Lage.

 

"Nada mais atual que o desejo por amor, esperança e dias melhores tão bem desenhados a essa nação solidária brasileira pelos versos de Alceu Valença", diz o maestro Rodrigo Toffolo em nota.

 

Gravado em janeiro na Casa da Música, templo dos concertistas na cidade do Porto, em Portugal, Valencianas II dá continuidade ao projeto lançado em 2015. A partir de Valencianas, a música de Alceu Valença se expandiu ainda mais.

 

"É outro viés, um olhar diferente sobre a minha obra. Isso acontece muito em função do espírito da orquestra Ouro Preto. São músicos jovens que contagiam não apenas pela destreza com que executam seus instrumentos, mas pela maneira com que interpretam as nuances da minha música. E isso passa para a plateia. Quando fizemos Valencianas no Porto, o público português levantou-se para dançar em alguns números. Isso é impensável no ambiente da música de concerto (risos). Os arranjos captam com muita sensibilidade os caminhos da música que faço",  diz Alceu Valença por meio de nota.

 

Além de Tomara, composição de Alceu e Rubem Valença Filho, o segundo volume de Valencianas inclui músicas como Dia branco, Como dois animais, Solidão, Na primeira manhã, P da paixão, Tesoura do desejo, Táxi lunar e Pelas ruas que andei.

 

Serviço

Lançamento single Tomara do álbum Valencianas II, de Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto. Em 5 de junho, sexta-feira. Nas principais plataformas digitais e no site orquestraouropreto.com.br

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags