Diversão e Arte

Feira de arte internacional 'not cancelled' estreia edição brasileira

O evento virtual 'not cancelled Brasil' será lançado em 10 de junho, às 10h no horário de Brasília

Correio Braziliense
postado em 07/06/2020 08:00

Karla OsorioDe 10 de junho a 8 de julho será realizada a edição brasileira da feira internacional de arte not cancelled, um evento on-line de quatro semanas reunindo 57 galerias brasileiras de nove cidades, com obras de 106 artistas. A not cancelled Brasil será lançada na próxima quarta-feira (10/6), às 10h, no horário de Brasília.

Além da mostra dos artistas, o projeto vai exibir conteúdos ao vivo diariamente, como transmissões, palestras e visitas guiadas. O programa será alterado semanalmente, variando artistas e galerias. Para acessar o evento, os interessados deverão fazer um cadastro gratuito no site , a partir do dia do lançamento. Ao final estará disponível o conteúdo de todo o programa. 

 

Saiba Mais

A edição not cancelled Brasil foi viabilizada pela galerista brasiliense Karla Osorio Netto e contou com apoio da Associação Brasileira de Galerias Contemporâneas (ABACT). "Desde que começou a pandemia as galerias começaram a pensar em ações de solidariedade, ajuda comunitária e ao mesmo tempo alternativas que aumentassem a possibilidade de venda no mercado. A minha ideia foi uma feira on-line e, pesquisando, descobri a plataforma. Ao me comunicar com eles, acabei me tornando o contato local no Brasil. Foi tudo muito rápido", conta Karla. 

 

A galerista também destacou o caráter independente do projeto que foi possibilitado pela sinergia entre galerias de arte contemporânea de pequeno, médio e grande porte, em um curto período de preparação. A iniciativa de agrupá-las surgiu como alternativa para as feiras que foram canceladas e impossibilitadas de reunir presencialmente colecionadores, instituições e público. "Uma feira que já surge internacional é uma grande ferramenta de trabalho e abre o mercado para as galerias brasileiras. Foi muito bom ver a receptividade entre as galerias. Achamos que isso vai ser um ponto de virada", comemora a idealizadora.

 

Participação

 

Maria Monteiro, da galeria Sé, celebra a importância da cooperação entre os setores artísticos. "É a primeira ação com esse volume de galerias e produções juntas em uma plataforma. E isso é muito importante para o momento, mais do que qualquer estratégia comercial. Essa é a beleza do projeto, o setor das galerias em união, promovendo discussões e conversas”, acrescenta.  

 

Quanto à preparação para se adaptar à plataforma, Maria diz que devem continuar o que já fazem presencialmente. “Vamos dar continuidade e gerar bons conteúdos, bem documentados. Agora é experimentar. No meu caso, temos um artista morando na galeria, o Edu de Barros, que é do Rio de Janeiro, mora na Rocinha e já viria a São Paulo ficar quatro semanas para produzir trabalhos com o tema pós-apocalipse. Com a covid-10 e o isolamento ele não pôde voltar para o Rio e então resolvemos que ele poderia dar continuidade a expansão e se hospedar na galeria”.

 

Com o trabalho em curso, anteriormente planejado para a apresentação ao público, a galeria da Sé já tinha a proposta inicial de fazer a documentação em vídeo dos processos. A feira surge como uma oportunidade de mostrar o trabalho ao público, que já não pode se deslocar até a galeria. 

 

A not cancelled (não cancelado) é um projeto desenvolvido pela agência TREAT, que tem sede em Viena mas se expandiu para diversos outros países, e que foi inaugurado em abril de 2020, meados da pandemia global da covid-19. Com museus fechados, galerias, feiras de arte, estúdios e encerramentos de eventos o grupo decidiu fornecer uma plataforma digital para que os clientes estivessem “fechados mas abertos” (#closedbutopen) e realizassem os eventos que já estavam planejados. A plataforma não tem fins lucrativos. 

 

*Estagiária sob supervisão de Adriana Izel 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags