Diversão e Arte

Quem é Bianca Barroca, que convenceu o Porta dos Fundos a tirar vídeo do ar

A maquiadora e geradora de conteúdo Bianca Barroca foi citada por Fabio Porchat como a grande responsável por convencê-lo de que um vídeo do Porta dos Fundos era gordofóbico

Correio Braziliense
postado em 09/06/2020 16:48
Bianca BarrocaApós receber uma série de críticas e ser acusado de gordofóbico, o grupo Porta dos Fundos decidiu retirar do ar o vídeo Teste de Covid, no qual um homem gordo, vivido pelo ator Fabio de Luca, era informado que seu corpo era tão "podre" que o novo coronavírus não havia sobrevivido a seu organismo.

Em live transmitida na segunda-feira (8/6), um dos donos do Porta dos Fundos, o ator Fabio Porchat, convidou a maquiadora e criadora de conteúdo Bianca Barroca para discutir o conteúdo do vídeo e a gordofobia. Na transmissão, Porchat disse que foi um vídeo de Bianca que acabou lhe convencendo de que o vídeo era, sim, gordofóbico e que por isso deveria ser retirado do ar.



Bianca é hoje uma das principais vozes que combatem a discriminação contra pessoas obesas e com sobrepeso. Por meio de seu canal do Instagram, ela difunde mensagens positivas que estimulam pessoas gordas a amarem seus corpos e denuncia práticas ainda comuns, como a discriminação contra gordos no mercado de trabalho e a gordofobia médica, por meio da qual o preconceito contra pacientes obesos dificulta o acesso a tratamentos e até diagnósticos adequados.

canal de Bianca no Instagram existe desde 2015, mas foi a partir de 2019 que ela passou a discutir mais claramente a gordofobia por meio de vídeos que merecem cada vez mais visualizações. Neste ano, a criadora de conteúdo chamou a atenção também por reproduzir a muito comentada cena em que a atriz Paolla Oliveira aparece de costas, vestindo apenas uma calcinha, .

Uma publicação compartilhada por (@biancabarroca) em



Ao postar a foto, Bianca escreveu: "Quando assisti a essa cena da @paollaoliveirareal na minissérie Felizes para Sempre, me senti tão frustrada. Eu sabia que não existia exercício físico ou dieta que fosse me deixar com aquele corpo. Em 2015, com um corpo fora do padrão, uma bunda com celulite, estria, sem esse formato redondo, eu me senti tão feia... Eu acreditei em tudo o que li sobre a perfeição dela e aceitei que sem um corpo daquele eu não seria sensual. Me custou muito tempo, reflexão, estudo. Mas foi necessário para a minha autoestima entender que a beleza de outra mulher não apaga a minha. Minha consciência corporal é construída comigo olhando para mim mesma, não para outras pessoas. MEU REFERENCIAL DE BELEZA SOU EU MESMA, BJS."

A postagem, que recebeu milhares de curtidas, foi respondida pela própria Paolla Oliveira: "Você é linda e fico muito feliz que possamos nos inspirar umas nas outras, em nossas belezas. Suas fotos são incríveis", disse a atriz. No Instagram, além das maquiagens que faz, Bianca posta várias fotos pessoais, muitas delas com ênfase na sensualidade, tudo dentro do espírito body positive (ou positividade do corpo) que prega.

Gordofobia também mata

No vídeo em que criticou o Porta dos Fundos, Bianca chamou a atenção para o fato de a peça de humor ainda tocar na questão do atendimento à saúde, lembrando a história de um senhor que morreu de covid-19 após não conseguir atendimento adequado, incluindo a realização de exames, por ser obeso.

Uma publicação compartilhada por (@biancabarroca) em



Na live, da qual participou outra gande ativista contra a gordofobia, Alexandra Gurgel, Fabio Porchat deu mais espaço a Bianca e defendeu que o humor deve sempre criticar o opressor e nunca o oprimido. 

Uma publicação compartilhada por (@portadosfundos) em



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags