Diversão e Arte

Brasileiro reúne artistas de 32 países em canção de "esperança na pandemia"

Música "Tudo isso passa" teve trechos gravados em sete idiomas e participação de músicos de todos os continentes

Correio Braziliense
postado em 18/06/2020 16:11
Durante isolamento, voluntários de 32 países se uniram para gravar canção inédita sobre dias melhores no futuroAo longo de pouco mais de um mês, um músico e comunicador brasileiro fez contato, pelas redes sociais, com músicos de todo o mundo para levar uma mensagem em comum: há esperança para a vida após a pandemia de covid-19, que atingiu os quatro cantos do planeta. De dentro de suas casas, os voluntários participaram fazendo arranjos ou cantando os versos da canção original "Hope Song/Tudo isso passa" e o resultado pode ser conferido pelo YouTube.

De acordo com o compositor da canção, Fábio Araújo, a intenção era a de levar uma mensagem positiva durante tempos atribulados e nasceu após a notícia do suicídio de um conhecido cuja empresa faliu já nas primeiras semanas de isolamento físico coletivo. Pelas redes sociais, ele saiu fazendo contato com quem pudesse se interessar pelo projeto. 

"Fui conectando um a um, sem conhecer, procurando vídeos no Instagram. Usava hashtags pra achar os vídeos de músicos e dançarinos estrangeiros (ex: #americansinger #guitarplayer). Consegui representantes de países de todos os continentes", explica o artista, que vive no Recife (PE). Artes, redes sociais e edição de vídeo foram feitas por amigos brasileiros que se envolveram na proposta e contribuíram de suas residências, de países como Canadá e Holanda.

Os cantores responsáveis pelos vocais também fizeram a própria adaptação da letra da canção para seus idiomas nativos, sete ao todo: português, espanhol, inglês, italiano, chinês, árabe e kikongo. "Desde o início pensei na questão que nosso planeta passou por duas grandes guerras e agora se uniu nesta canção. Além de esperança para superar a covid-19, pode ser uma canção para qualquer tempo, para reforçar a paz mundial", conclui. 

Das nações pretendidas, apenas França, Israel e Palestina ficaram de fora do projeto. Além do Brasil, participaram da canção voluntários de Argentina, Chile, Colômbia, Venezuela, Panamá, México, Estados Unidos, Canadá, Angola, Congo, Burquina Faso, Costa do Marfim, Espanha, Reino Unido, Itália, Suécia, Alemanha, Ucrânia, Rússia, Turquia, Irã, Emirados Árabes Unidos, Índia, China, Hong Kong, Taiwan, Japão, Malásia, Indonésia, Austrália e Nova Zelândia. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags