Diversão e Arte

Playlist do Correio: Confira os lançamentos musicais da semana

Músicas de resistência e antirracistas são destaque entre os lançamentos da semana no mundo

Correio Braziliense
postado em 19/06/2020 14:47
Gabriel O Pensador
Os protestos que clamam pela igualdade racial ainda são foco no mundo inteiro, inclusive na cultura, em que músicos lançam canções antirracistas, com críticas aos governos e à brutalidade policial.


Esta semana, Anderson Paak. apresentou a canção Lockdown, uma música que é crítica à violência policial contra os negros nos Estados Unidos. No single, o cantor cita uma longa lista nomes de pessoas que perderam a vida por negligência policial, além de agradecer a artistas negros que o ajudam e o inspiram.

A onda de protestos trouxe de volta também o icônico grupo Public Enemy. Com o single State of the union (STFU), Chuck D faz uma crítica ao governo de Donald Trump. Com letra ácida, a música é mais uma do grupo que é voz das lutas negras desde o final dos anos 1980. Junto a canção, o grupo publicou um manifesto em que dizem que “as pessoas têm que votar como se suas vidas dependessem disso, porque dependem”.

Também lançaram canções J.Cole e Noname. Os artistas estão em uma rixa pública pelo Twitter desde que o rapper disse que endereçou versos da nova Snow on tha bluff. A música Room 33 da rapper foi lançada, inclusive, só para responder. Briga de lado, ambos citaram o momento atual norte-americano, criticaram a brutalidade policial e falaram de mortes como a de George Floyd.

Todos estes artistas inclusive optaram por esta sexta-feira (19/6) por marcar o junteenth, ou Freedom Day, um feriado nos Estados Unidos que marca o fim da escravidão no país. Entre os lançamentos comemorativos está também uma versão perdida da música Never gonna break my faith, na poderosa voz de Aretha Franklin.

No Brasil envolvido na luta contra o racismo, o cantor Gabriel o Pensador lançou Vamo aí. A nova composição é uma parceria com o grupo Ponto de Equilíbrio e a cantora de rap Gabz. Na letra, os artistas fazem uma reflexão sobre o momento atual. 

Lançamentos nacionais

Mc Rebecca lançou o terceiro single do álbum Carentena, intitulado Só pra você. O novo trabalho é uma colaboração com o rapper Gaab e fala sobre a tendência das videochamadas em tempos de pandemia. A música é uma aposta no estilo romântico, deixando de lado o funk 150 bpm, comum nas produções de Rebecca. O videoclipe da faixa já está disponível no YouTube e as gravações foram feitas na casa da artista. 

Banda 3030

O grupo de rap 3030 utilizou a música para escrever o sonho de um mundo pós-pandemia. A faixa é a terceira do disco Infinito interno, que já teve uma amostra dos primeiros singles, Lunar e Oração. Céu, nome dado à canção, é uma idealização de um cotidiano normalizado e tem como objetivo acalmar o público e gerar reflexão pessoal. 

A bolha é o nome do novo projeto de carreira do cantor Vitor Kley, lançado na última quinta-feira (18/6). O álbum conta com 12 faixas inéditas. Nesta produção, Kley passeia entre diversos gêneros da música, como pop, reggae e música eletrônica.

A banda brasiliense Scalene acaba de lançar o EP Fôlego, composto integralmente durante a quarentena e de forma remota. O trabalho conta com cinco faixas e sucede o disco Respiro, e funciona como uma extensão do último projeto. As faixas do EP também ganharam um lyric vídeo, disponibilizados no canal da banda no YouTube.

A cantora gospel Priscilla Alcantara deu o pontapé no lançamento novo EP, intitulado de ASU. Nesta sexta-feira (19/6), ela disponibilizou na plataforma três faixas que integram o conteúdo: Alegria, Solitude e Empatia. Ao todo, serão 12 faixas lançadas em quatro blocos.

O grupo Harmonia do Samba lançou a faixa Fico mais apaixonado, em parceria com o sertanejo Felipe Araújo. O lançamento em tom de sofrência integra o DVD Harmonia. A faixa chegou acompanhada de um videoclipe. 

No último domingo (14/6), Luan Santana apresentou às plataformas de streaming a faixa Asas. Com arranjo que evidencia os sons sintetizados, a canção resgata o clima dos anos 1980. Composta por Matheus Aleixo, da dupla com Kauan, a repaginação tem influências do estilo do cantor canadense The Weekend. 

Novidades internacionais

Bob Dylan

A sexta-feira da semana marcou um aguardado retorno. Bob Dylan lançou Rough and rowdy ways, o primeiro álbum  de inéditas da lenda do folk, rock e blues norte-americano em oito anos. Em um passeio mais maduro por influências que marcaram a carreira, o vencedor do Nobel da literatura conta novas histórias em um instrumental mais rebuscado. 

John Legend pede por mais amor no novo trabalho de estúdio, Bigger love, lançado nesta sexta-feira. Com 16 faixas, este é o primeiro álbum de inéditas do cantor desde 2016. Bigger love, a canção homônima ao disco, é o single de estreia e chegou acompanhado de um clipe, gravado integralmente em casa. 

A mistura do espanhol e inglês se mostra como forte tendência nos EUA. O trio de sucesso dos anos 2000, Black Eyed Peas lançou um novo álbum nessa linha. Translation foge do hip-hop que o grupo era conhecido e se aventura em batidas reggaeton em um tom mais de verão. O ponto alto do disco fica nas participações especiais. Shakira, J Balvin, Becky G, Maluma e Tyga estão entre os nomes que cantam trechos do álbum. 

Na música alternativa, quem deu as caras foi a mega banda The Killers, após o adiamento do álbum que estava previsto para o final de maio, eles lançaram mais um single. My own soul’s warning será a faixa de abertura do disco Imploding the mirage, que não possui uma nova data para ser lançado. Este é o quinto single do projeto lançado.

*Estagiários sob supervisão de Adriana Izel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Banda 3030
    Banda 3030 Foto: Felipe Braga/Divulgação
  • Bob Dylan
    Bob Dylan Foto: AFP / Fred TANNEAU

Tags