Diversão e Arte

IZA: 'É momento de pensar na missão de impactar no social'

A cantora utiliza da grande influência com público para promover reflexões a respeito de questões humanitárias e raciais

Correio Braziliense
postado em 20/06/2020 06:15

IZA faz parte da campanha #BeTheOne, criada pela Organização das Nações Unidas em parceria com a fundação Humanity Lab 

Nas primeiras semanas de isolamento, a cantora IZA relembra que teve muitas dificuldades em reorganizar a rotina e controlar a ansiedade. “Não estava conseguindo ser muito produtiva. Agora, eu tenho gravado conteúdo, feito música e produzido em casa”, conta a artista.

 

Ela comenta que tem focado em recriar hábitos esquecidos por causa da grande carga de shows, como desenhar, organizar a casa e aproveitar a companhia do marido, Sérgio Santos. “Eu estou sozinha em casa com meu marido e isso tem sido maravilhoso. Estamos vivendo só nós dois. Eu sei que a quarentena tem tido efeitos diferentes na vida de cada um, mas, graças a Deus, no meu caso, tem sido muito positivo agora”, diz a cantora pop.

 

A fim de manter os compromissos profissionais ainda que em isolamento, IZA tem investido em lives. Hoje, elafará uma apresentação on-line, às 20h, com Gilberto Gil. Essa é a primeira apresentação dos dois em parceria e será veiculada pela conta oficial da Mastercard no YouTube. “Além de entreter, eu penso que é momento de pensar na missão de levar informação e impactar no social”, comenta IZA.

 

Luta

 

Por trás da voz de grandes hits, como Pesadão e Dona de mim, há também uma personalidade engajada em causas raciais e humanitárias. IZA, recentemente, lançou Let me be the one, colaboração entre a cantora e o norte-americano Maejor. A música é tema da campanha #BeTheOne, criada pela Organização das Nações Unidas em parceria com a fundação Humanity Lab.

 

A intenção do projeto é difundir conhecimentos sobre temas relacionados às condições de vida de refugiados. Além disso, a campanha #BeTheOne propõe intensificar o trabalho e o estudo sobre novas políticas voltadas para a população nessa situação.

 

Focada em temas que discutam o papel do ser humano na sociedade, IZA tem aprofundado os debates em questões de preconceito racial e em a representatividade da mulher. Para ela, influenciar outras pessoas é um compromisso assumido com muito empenho enquanto mulher, preta e periférica. “Eu sei que as pessoas se calam e pensam antes de falar as coisas na minha frente, mas o racismo existe. Como mulher preta, mais ainda. Me sinto feliz em inspirar outras meninas, e mandar mensagens que eu queria ter ouvido quando era mais nova”, sustenta a artista.

 

IZA explica ainda que, para um artista efetivar a função de impactar a sociedade, é necessário debater, questionar e problematizar temas vigentes na população. “Nós, artistas, temos a obrigação de refletir sobre o momento em que vivemos e sempre foi assim. A música é imortal e reflete o momento político e social de cada era”, completa.

Parceria inédita

 

 

No repertório da live, Gil e IZA apresentarão clássicos do cantor
Um encontro inusitado ocorrerá, hoje, às 20h, quando Gilberto Gil e Iza se encontrarem num show, na casa do cantor e compositor baiano em Araras, região serrana do Rio de Janeiro, com todos os protocolos de segurança, recomendados pelas autoridades de saúde. A apresentação, com transmissão do canal Mastercard Brasil, no YouTube, terá como finalidade, arrecadar doações para o combate à fome. A direção artística ficará a cargo do músico Zé Ricardo, responsável pelo palco Sunset do Rock in Rio. “Quando desenhei o encontro entre Gil e Iza, pensei justamente no fato de saber da admiração mútua entre eles. Esse fator faz toda a diferença na entrega artística”, destaca ele.

 

Na live, o repertório será composto por sucessos da obra do eterno tropicalista. Com Gilberto Gil ao violão, ele e Iza passearão por clássicos, como Palco, Se eu quiser falar com Deus e Vamos fugir, além de Esperando na janela (Targino Gondim) e a versão de Three little birds, de Bob Marley, do álbum Kaya na gandaya. A tela de transmissão incluirá um QRCode, em que o público poderá fazer doações, que serão revertidos para ONG Ação e Cidadania.

 

IZA deixa claro o quanto é importante para ela fazer esta apresentação ao lado desse mestre da MPB. “Estou muito feliz. Estar ao lado de Gil significa muito para mim. Ele é um dos ícones da música popular brasileira, que encanta diferentes gerações e, com certeza, é um rei para mim. Escolhemos um repertório com algumas das mais importantes canções de Gil”, conta.

 

Mesmo em plena quarentena, Gil se mantém em frequente atividade. Sábado último, gravou um especial para a tevê Estatal Francesa, a ser exibido em julho. A gravação, também em Araras, com a participação dos filhos Bem, José e Nara e a neta Flor. No dia 26, data em que completa 78 anos, acompanhado por banda, ele faz outra live, tendo São João como tema, pelo projeto Devassa. Além disso, acompanha o lançamento de CD do violinista francês Nicolas Krassik, radicado no Brasil há 20 anos. O trabalho é inteiramente dedicado à obra de Gil e vai de Expresso 2222 (1970) até Parabolicamará (1990).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags