Diversão e Arte

Correio Indica: Músicas para comemorar o dia de São João em casa

Confira uma lista que faz um passeio pela história do forró, gênero ligado ao são-joão

Correio Braziliense
postado em 24/06/2020 15:00
Fogueira de são-joão
Nesta quarta-feira (24/6) celebra-se o Dia de São João. A data, que é feriado em alguns estados, marca o início oficial das festividades juninas. Para comemorar o dia, o Correio separou uma lista com canções do forró, gênero marcante do festejo. As canções vão de Luiz Gonzaga a Safadão.


Forró clássico


Para falar de forró é preciso mencionar os nomes que difundiram o gênero. Músicos como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro e Anastácia tiraram o ritmo dos salões do Nordeste brasileiro, o espalhando pelo Brasil. O gênero, então, passou de uma cultura regional para se tornar numa riqueza nacional.

Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, possui algumas das canções mais famosas do forró como Asa branca, Vem morena e Pagode russo. Na época de São João, a música mais tocada do cantor é Olha pro céu. Importante nos sucessos e na difusão do gênero, Gonzaga é um dos maiores nomes da história do forró.

Outra lenda do gênero é Dominguinhos. Um dos maiores compositores, já teve músicas regravadas por uma série de artistas. O músico é responsável por sucessos como Isso aqui tá bom demais, Eu só quero um xodó, Xote das meninas e Numa sala de reboco.

Saiba Mais

O trânsito entre gêneros é o principal diferencial de Jackson do Pandeiro. O músico faz uma mistura de forró, baião, rastapé, samba e xaxado. As mais icônicas composições do artista são Canto de Ema, Capoeira mata um, Ordem do samba e Chiclete com banana. A última, inclusive, é a responsável pela criação do termo que depois foi escolhido como nome de um dos mais históricos grupos de axé.

Representando as mulheres do início do forró está Anastácia. A cantora e compositora ficou marcada por ser uma potente voz feminina no meio de um gênero em que homens faziam mais sucesso e, por isso, ganhou o apelido de rainha do forró. A artista também formou parceria de sucesso com Dominguinhos, com quem foi casada por quase 10 anos. As principais músicas da cantora são Sucesso da Zefinha, Doce Cachaça e Desilusão. Em 2017, a cantora concorreu ao Grammy Latino.

Universitário e eletrônico


O forró foi se atualizando e ganhando novas nomenclaturas conforme outros nomes foram surgindo. Os trios com zabumba, triângulo e sanfona foram abrindo espaços para outros instrumentos e grandes grupos iniciaram uma nova geração do gênero. O forró se adaptou a um novo público e chegou a se atualizar com referências do pop.

No chamado forró universitário, famoso entre 1990 e 2000, surgiram nomes que ainda embalam os bailes da atualidade. O som de Falamansa ganhou o público com músicas como Xote dos Milagres e Xote da alegria. Grupos como Rastapé e Bicho de pé também ganharam certa notoriedade e emplacaram sucessos nacionais.

O outro estilo do forró que se difundiu foi o eletrônico. Com influências mais populares, samples e instrumentos elétricos este é atualmente um dos gêneros mais tocados em festas e tem shows que lotam estádios e grandes parques. Nomes como Aviões do Forró e Garota Safada explodiram no início, posteriormente Calcinha Preta teve uma ascendência muito grande. Contudo, sem dúvida, o nome que mais se destacou foi Wesley Safadão, após a saída do Garota Safada, o cantor conquistou multidões com um forró pop e atualmente é um dos maiores artistas do Brasil entre todos os gêneros.

Novo com cara de antigo


Não é só de mudanças que se fez o forró, grandes nomes da atualidade no gênero ganharam espaço num formato mais tradicional. A começar por Dona Zaíra e Flor de Mandacaru, os dois participantes do programa Superstar da Globo, enquanto o primeiro trouxe volta o trio clássico do forró em rede nacional, o segundo venceu o programa sempre muito dominado pelo rock e pop. Outros nomes que se destacam na cena atual trazendo referências clássicas do gênero são Forroçacana e Malagueta.

*Estagiário sob supervisão de Adriana Izel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags