Diversão e Arte

Filmes de língua alemã têm exibição gratuita no Drive-In

Embaixadas promovem a língua alemã, mundo afora falada por 130 milhões, em rápido festival de cinema

Ricardo Daehn
postado em 26/06/2020 11:30

A premiada diretora Caroline Link está representada na mostra no Drive-in

Com a notícia do cancelamento dos eventos da 5a edição da Semana da Língua Alemã, em face à pandemia, um mutirão entre representantes das embaixadas da Alemanha, Áustria, Suíça, Bélgica e de Luxemburgo traz a boa novidade: um breve festival de cinema, com caráter gratuito, no Cine Drive-In.

[SAIBAMAIS]

O Festival de Cinema de Língua Alemã será nos dias 29 (segunda) e 30 de junho (terça). Seis filmes foram selecionados para o evento que começa às 18h10.A primeira atração destaca uma cineasta muito reconhecida pelo mundo, uma vez que ganhou o Oscar de melhor filme internacional, há 17 anos, com o longa Lugar nenhum na África: Caroline Link. Ela, que derrotou, à época, os prestigiados diretores Zhang Yimou (China) e Aki Karism;ki (Finlândia), traz agora, no festival da capital, O menino que fazia rir.

Na sequência, ainda na programação de segunda-feira, será mostrado o drama Erick e Ericka, que desvenda parte de um episódio que intrigou, em fins dos anos de 1960, aqueles que acompanharam a disputa de torneiro de esqui, no qual uma pessoa (de sobrenome Schinneger) se afirmou vitoriosa. O detalhe está no fato de se tratar de um atleta trans austríaco, e que nos dias de hoje dá aulas do esporte, aos 72 anos. Por fim, na segunda, é a vez de Quem sou eu, a ser mostrado às 21h40.

A programação de terça-feira apresentará, pela ordem, a exibição dos longas Sputnik, O corredor e Deslumbrado. O corredor, igualmente, celebra feitos esportivos, também numa perspectiva polêmica: o filme de 2018, baseado em fatos, mostra um atleta que usa a agilidade para empreender roubos. Deslumbrado é o filme que encerra o ciclo da língua alemã, mostrando um tour de bicicleta entre amigos que terão pela frente uma amarga despedida, num belo cenário da Bélgica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação