Diversão e Arte

Festival internacional celebra os 20 anos da Carta da Terra nesta segunda

Evento on-line conta com presenças de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Arnaldo Antunes, Fábio Porchat, Marcos Palmeira e Monja Coen


O Festival Carta da Terra 20 anos - CT %2b 20 vai reunir personalidades, artistas e pensadores de todos continentes para refletir e debater as duas décadas da elaboração do documento. Totalmente on-line, o evento, com apresentação da atriz Maria Paula, ocorre nesta segunda-feira (29/6), a partir das 19h.

De acordo com o idealizador e coordenador geral do festival, Pedro Ivo, a proposta da live é celebrar. “Queremos celebrar todas as iniciativas que já estão sendo feitas inspiradas na Carta da Terra e divulgar a atualidade desse importante documento”, conta o organizador que também é coordenador da ONG Alternativa Terrazul, afiliada da Carta da Terra Internacional.

A Carta da Terra é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica, no século 21. “É um documento ético, filosófico e espiritual para a sustentabilidade. Sua importância é servir como um guia, transformando consciência em ação, para a humanidade, ainda mais agora que temos que pensar qual ‘novo normal’ queremos”, explica Pedro.

Festival Carta de Terra


O festival pretende unir forças e propor uma reflexão sobre mudanças necessárias para o mundo, com base nos pilares da cara, como: respeitar e cuidar da comunidade da vida, integridade ecológica, justiça social e econômica, democracia, não violência e paz.

A causa da festividade foi abraçada por diversas personalidades de todo mundo, qur participarão da live. Caetano Veloso, Gilberto Gil, Xangai, Ellen Oléria, GOG, Juraildes da Cruz, Manassés de Sousa, Paulo Façanha, Letícia Sabatella, Ana Person, Arnaldo Antunes, a cantora indígena Djuena Tikuna, e os grupos brasilienses 7naRoda e Merceditas se apresentam na transmissão, que terá ainda um depoimento especial de Elza Soares.

“Para gente é muito especial participar desse festival. A Carta da Terra fala sobre situações importantes que estamos vivendo hoje e que lá no passado já estávamos vislumbrando isso, pedindo melhorias em várias frentes ecológicas e sociológicas. Estamos muito felizes de participar desse evento, ao lado de grandes artistas que têm voz ativa para falar sobre a causa”, relata Breno Alves, do grupo de samba 7naRoda.

O festival conta com a presença de representantes intelectuais como Vandana Shiva, Fritjof Capra, Severn Suzuki, Mirian Vilela, Marina Silva, Ana Laíse Alves, Dinamam Tuxá e Zequinha Sarney. Os líderes espirituais Monja Coen, Dom Naudal Gomes, Equedê Sinha, Rev. Caio Fábio e Dom Leonardo Steiner também participam da live.

“A Carta da Terra é divulgada por uma rede de ONGs internacional que faz a maioria dos contatos internacionais, alguns são membros da rede como Fritjof Capra, Severn Suzuki e outros convidados são parceiros em outros movimentos que a Alternativa Terrazul é integrante. O festival tomou uma dimensão mundial, teremos representantes de todos os continentes, mas acima de tudo para queremos divulgar a Carta da Terra e alertar para insustentabilidade do planeta”, completa Pedro.

A festividade on-line faz parte de uma série de ações para comemorar os 20 anos da carta. “Durante todo o ano teremos atividades comemorativas. Em julho, lançaremos duas turmas de um curso on-line sobre Carta da Terra e Mudanças do Clima, lançaremos também duas edições sobre a Carta da Terra, uma com texto original e uma versão para crianças, em comemoração aos 20 anos”, finaliza o idealizador.

O festival será transmitido no canal oficial da Carta da Terra Internacional e na TV Comunitária de Brasília. As informações do evento são divulgadas no perfil @alternativaterrazul no Instagram.

*Estagiário sob supervisão de Adriana Izel