Diversão e Arte

Playlist do Correio: Confira os lançamentos musicais da semana

Anitta cai no funk com participação internacional e BLACKPINK dá primeiro vislumbre do álbum de estreia

Correio Braziliense
postado em 26/06/2020 17:00
Capa do EP de Anitta com MC Zaac
Com colaborações de brasileiros e estrangeiros, retornos de grupos icônicos e novidades esperadas, artistas do Brasil e do mundo formam a playlist da semana do Correio, que tem um pouco de tudo. Do funk ao folk brasileiro, do k-pop ao hardcore todas as tribos foram contempladas.


Anitta, Tyga e Mc Zaac lançaram o single Desce pro play (Pa pa pa). A música conta com uma pegada do pop dos anos 2000, lembrando o estilo de Nelly Furtado e Timbaland. Ainda no ritmo do funk brasileiro, Dennis e Mc Kevin o Chris divulgaram o single É o mundo. A ideia da parceria é dar ainda mais visibilidade ao que normalmente toca no Baile do Dennis. O videoclipe da música foi gravado durante uma live do Dj, porém, a produção adicionou ao projeto, também, imagens da tradicional festa do Dennis. 

Uma parceria inusitada marcou a semana musical. O cantor Di Ferrero, ex-vocalista da banda Nx Zero, e Thiaguinho se uniram em duas composições de pagode. No mesmo lugar e Ligação fazem parte do novo EP de trabalho de Di Ferrero, Di boa sessions 1. O projeto foi gravado em 2019. 

Elza Soares lançou uma nova versão da faixa Juízo final, de Nelson Cavaquinho. A música ganhou uma paginação moderna e conta com um arranjo com pegada eletrônica. Além de contar com a potência vocal da Elza, Juízo final é acompanhada da banda formada por Pupillo (bateria), Fernando Catatau (guitarra), Guilherme Monteiro (guitarra), Sidão Santos (synth bass), Marcus Ribeiro (cello), Bruno Queiroz (programação, efeitos e intervenções sonoras) e Felipe Ventura (violino e viola).

O pagodeiro Dilsinho lançou Restrito, que integra o projeto Ao vivo do cantor. A faixa narra a história de uma paixão que chegou ao fim e uma das partes abre mão da felicidade para fazer a outra feliz.

A dupla Barões da Pisadinha divulgou a segunda parte do EP Conquistas. Composto por três faixas, o projeto conta com inéditas e regravações. A primeira parte foi lançada no mês passado e contou com a participação de Xand Avião. 

A cantora Solange Almeida lançou mais um single do novo álbum Sol e mar, vol.2. A composição, intitulada JBL, é uma clássica referência ao estilo “sofrência”. A letra da música fala sobre o sofrimento de uma pessoa com o fim de um relacionamento amoroso. 

Prata da casa

Oswaldo Montenegro deu continuidade ao projeto iniciado antes da pandemia, com a canção Nossas histórias, que conta com uma instrumentação lenta, que a faz ser emocionante.

André Gonzales, Beto Mejía, Esdras Nogueira, Fernando Jatobá e Gustavo Dreher, músicos conhecidos por terem integrado a banda brasiliense Móveis Coloniais de Acaju, se unem novamente no projeto Remobília, que também traz características dos trabalhos solos dos integrantes. Nesta sexta-feira (26/6), o grupo lançou o single Sol no rosto em parceria com Mateo Piracés-Ugarte, da Francisco, El Hombre e apostam na multiplicidade sonora para caracterizar a faixa. 

O brasiliense Gustavo Bertoni, integrante da banda Scalene, lançará o terceiro álbum solo em julho. Nesta semana, o cantor resolveu dar uma prévia do que está por vir com o single Wave.  Passeando pelo folk e pelo pop, a música em inglês é sobre solitude e solidão, sentimentos que conversam com o atual momento do mundo.

Empoderamento feminino

A semana de lançamentos internacionais é de protagonismo feminino com dois grupos, BLACKPINK e Haim, compostos inteiramente de mulheres apresentando aguardadas novidades. A sensação Megan Thee Stallion e o fenômeno teen Melanie Martinez também apresentaram singles trazendo ainda mais a importância das mulheres na indústria fonográfica.

O grupo de k-pop BLACKPINK assumiu os holofotes com o single How you like that. A girlband formada por Jisoo, Jennie, Rosé e Lisa fez uma prévia do que será o álbum de estreia. Enquanto isso na música alternativa, a banda de irmãs Haim lançou o terceiro álbum de estúdio. Women in music pt.III leva o nome satirizando o fato de que elas sempre recebem a pergunta “Como é ser uma mulher no mundo da música?”. Com 13 faixas, o disco teve seguidas mudanças de data de lançamento e foi muito antecipado com singles e clipes que tiveram o dedo de nomes como o diretor Paul Thomas Anderson e de Jake Schreier do duo Francis and The Lights.

Outra figurona do gênero que voltou a dar as caras foi Melanie Martinez. Com a canção Fire drill, a ex-participante do The voice, faz uma crítica a todos que expõe informações falsas sobre ela e os que se aproximam em busca de influência e atenção. O lançamento foi surpresa e é a terceira novidade da cantora em 2020.

Ainda nos lançamentos femininos tem a sensação do ano Megan Thee Stalion com um novo single. A dona do sucesso Savage, que virou challenge na rede social Tik Tok e chegou a ser gravada por Beyoncé, agora vem com Girls in the hood. O rap é uma releitura do clássico Boy-n-the-hood de Easy-E, membro fundador do grupo pioneiro N.W.A. A música usa a mesma base de versão Easy-E, mas tem a cara de Stallion nos versos.

Mais de internacional

Seguindo no rap, a semana marcou o retorno de 6lack. O rapper apresentou o EP 6pc Hot. Marcado para o mês passado, o músico decidiu trocar a data por conta da onda de manifestações contra o racismo estrutural e por justiça aos mortos por brutalidade policial.
 
CeeLo Green 

Famoso pelo trabalho pelo grupo Gnarls Barkley, CeeLo Green apresentou um álbum de inéditas. No entanto, segundo o cantor, ele só foi o corpo para Thomas Callaway interpretar as 12 faixas do disco que leva um nome exatamente sobre esta história: CeeLo Green is... Thomas Callaway. “Eu sou um xamã para essa alma velha que surgiu neste álbum”, explica.

Nos tempos de pandemia a banda Bring Me The Horizon começou a buscar a produtividade. Os britânicos do hardcore e emo revelaram uma série de quatro EPs para 2020 e coroaram o anúncio com o lançamento de Parasite Eve. A canção é uma história de terror e sobrevivência que havia sido engavetada por parecer mórbido para tempos de pandemia, mas algumas coincidências tornaram a letra pertinente e a banda decidiu lançar. Este é o segundo trabalho apresentado pelos ingleses em este ano.

*Estagiários sob supervisão de Adriana Izel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags