Diversão e Arte

Dia Internacional do Reggae: artistas do gênero lançam novidades

Entre as homenagens para a data estão uma nova versão de 'No woman no cry' de Bob Marley, e o lançamento do disco da banda Maneva

Correio Braziliense
postado em 01/07/2020 16:00
Bob Marley
Nesta quarta-feira (1º/7) é comemorado o Dia Mundial do Reggae. O gênero musical vai além da música, sendo um movimento que passa pelos dos direitos dos negros, pela libertação da Jamaica e chega a discussão da importância da religião Rastafári. O dia é comemorado desde 1994. A data foi escolhida em homenagem a Bob Marley principal difusor do gênero e nome mais famoso da história do reggae.

Com temas que vão de religião a amor, de sexo a críticas sociais, o reggae se iniciou mundialmente na década de 1960 iniciado por negros na Jamaica. O movimento que, na época era nomeado de rock steady (rock constante em português), recebeu visibilidade com a banda The Wailers, formada por Bob Marley, Peter Tosh e Bunny Wailer.

Com influências do ska, o gênero se desenvolveu para uma variável mais lenta que recebeu o nome que é chamado até hoje. A primeira música considerada como reggae é Long shot bus'me bet, dos Pioneers. Prince Buster, Desmond Dekker, Jackie Mittoo e Jimmy Cliff foram alguns dos outros nomes responsáveis pela popularização do estilo.

Saiba Mais

Em homenagem ao dia, foi liberado um video inédito de No woman no cry, de Bob Marley, gravado em cidades da Jamaica e em Nova York. Estão programados vários lançamentos da lenda do reggae para mês de julho de 2020, que marcaria o aniversário de 75 anos do cantor. Entre os lançamentos estão quatro episódios de Bob Marley: Legacy, também nesta quarta; um vídeo em HD de uma apresentação da Lively up yourself no ápice da carreira de Marley na próxima sexta-feira (3/7); além de um relançamento do álbum LEGEND no dia 24.


Outra comemoração da data está no site oficial do International Reggae Day, ou IRD, onde durante toda a quarta terão transmissões ao vivo de Djs tocando músicas do ritmo e painéis sobre a importância da gênero e do dia para diversas lutas e mais difusão da cultura jamaicana e Rastafári.

No Brasil


O gênero se popularizou muito e ganhou uma legião de fãs brasileiros. Bandas como Natiruts e Chimarruts fizeram a carreira cantando este gênero em português. Formada em Brasília, a primeira, inclusive, já está há 25 anos na estrada e conta com hits importantes como Andei só, Quero ser feliz também e Natiruts reggae power.

Capa do disco da banda Maneva

Esta quarta-feira não passou em branco no Brasil. A banda Maneva, mais recente na história do reggae do país, lançou o álbum Tudo vira reggae, uma série de regravações de músicas famosas da história do país em uma releitura para o gênero. Canções dos Titãs, Chitãozinho & Xororó, Raul Seixas e Los Hermanos ganharam versões de reggae e serão apresentadas no primeiro show drive-in da banda no próximo sábado (4/7).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags