Diversão e Arte

Menina de 10 anos compõe música sobre o movimento Black Lives Matter

O vídeo de Naima Nascimento interpretando a canção 'BLM', sobre violência e racismo, gerou repercussão nas redes sociais

Correio Braziliense
postado em 03/07/2020 18:39
Naima Nascimento
Naima Nascimento, aos 10 anos, escreveu uma música falando sobre recentes mortes e violência contra pessoas negras. No mês de junho, a mãe da menina, Sequoia Chappellet-Volpini, postou um vídeo nas redes sociais, em que Naima canta a composição e toca ukulele. O clipe foi visto um milhão de vezes apenas no Facebook.

Saiba Mais

Na canção com título BLM, sigla em referência ao movimento Black Lives Matter (vidas negras importam), a menina canta sobre as mortes de George Floyd e Ahmaud Arbery e a discriminação violenta contra negros.  

Uma publicação compartilhada por (@goodbonez) em



“Ele estava apenas usando dinheiro,/ quando outra pessoa chamou a polícia/ então o policial o colocou sob o joelho/ e suas últimas palavras foram ‘Eu não consigo respirar/ Ele só estava dando uma corrida,/ quando um homem branco e seu filho, o perseguiu e puxou uma arma/ apenas um tiro e sua vida se foi/ Eu não posso te mudar, você tem que mudar você mesmo/ eu gostaria de te ajudar, mas eu sou como todo mundo/ a pele pode ser mais escura, mas a minha alma é brilhante/Só por um momento você poderia ver o mundo pelos meus olhos”, canta Naima, em inglês. 

Na postagem do Instagram, Sequoia escreveu que a filha havia mandado o vídeo uma semana antes, e que aquilo era um rascunho da resposta dela aos eventos recentes. “Eu sou tão grata que ela tem essa forma de expressão como um jeito de processar o que ela está sentindo e experimentando”, escreveu a mãe na publicação. E completou: “Estou tão orgulhosa e completamente triste também por essa ser a música que ela está escrevendo com 10 anos”. 

Patrisse Cullors, cofundadora do movimento Black Lives Matter, em entrevista à Rolling Stone EUA, destacou a importância da união entre a arte, o protesto e o movimento por justiça racial. “A arte cria uma visão, uma esperança e nos fortalece. Nós não podemos esquecer que o trabalho que fazemos como artistas tem que se profundamente alinhado com os movimentos que estão pedindo para os artistas serem alguns dos visionários nesse processo”, explicou Patrisse. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags