Diversão e Arte

Leonardo Villar, do clássico O pagador de promessas, morre, aos 96 anos

Artista começou nos palcos, nos anos de 1940, em jornada simultânea como alfaiate

Correio Braziliense
postado em 03/07/2020 18:54

Leonardo Villar no papel que o consagrou: Zé do Burro

 

Depois de internado, ontem (02/07), em hospital de São Paulo, o ator Leonardo Villar morreu, hoje, vítima de parada cardíaca, aos 96 anos. Aluno da primeira turma da tradicional Escola de Arte Dramática, Villar teve poucas participações na televisão, entre as quais Laços de família (2000), Barriga de aluguel (1989) e O primeiro amor (1972), atração em que teve por desafio substituir o amigo Sergio Cardoso, morto, na vida real, no decorrer da novela. Foi no cinema, entretanto, que Villar ficou muito reconhecido, particularmente, pela composição de Zé do Burro, protagonista de O pagador de promessas, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1962 e, ainda, como o primeiro ator premiado no embrionário Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, quando tomou parte da adaptação de A hora e a vez de Augusto Matraga (1965). 

O teatro foi a morada de Leonardo Villar, tendo atuado sob direção de Bibi Ferreira e estimulado pela forte admiração por Dulcina de Moraes e tendo integrado o famoso TBC (Teatro Brasileiro de Comédia).

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags