Diversão e Arte

J.K. Rowling e Chomsky assinam carta contra a cultura do cancelamento

Mais de 150 escritores, acadêmicos e intelectuais endossaram a carta

Correio Braziliense
postado em 08/07/2020 15:39
J.K. Rowling é uma das autoras que assinou a carta
Mais de 150 escritores, acadêmicos e intelectuais assinaram uma carta intitulada A letter on justice and open debate (Uma carta sobre justiça e debate aberto, em tradução livre). Nomes como J.K. Rowling, Margaret Atwood, Noam Chomky assinam a carta publicada na última terça-feira (7/6) na Haper’s Magazine, fazendo um apelo ao debate tolerante de ideias e à revisão da chamada “cultura do cancelamento”.

Saiba Mais

A carta começa apoiando os recentes protestos por justiça racial, mas pondera que há uma crescente “intolerância” por parte do ativismo progressista norte-americano em relação a ideias discordantes. Os abaixo-assinados consideram que isso está afetando os ambientes acadêmicos e culturais, onde há acusação e boicote, “punições desproporcionais” e uma consequente “aversão ao risco” ou autocensura que empobrece o debate público. “Devemos preservar a possibilidade de discordar de boa-fé, sem consequências profissionais funestas”.

“A inclusão democrática só pode ser atingida se nós denunciarmos o clima intolerante que está estabelecido em todos os lados. […] Como escritores precisamos de uma cultura que nos dê espaço para experimentações, chances de tomar riscos e até cometer erros. Precisamos preservar a possibilidade de uma discordância de boa-fé, sem consequências profissionais terríveis“, diz a carta.

Vale lembrar que J.K. Rowling foi acusada recentemente de ser transfóbica, após criticar uma publicação que se referia às mulheres cis como "pessoas que menstruam” em vez de “mulheres”, considerando a inclusão das mulheres trans no termo. Rowling defende que apenas o sexo biológico da pessoa deve ser considerado para a definição de gênero. Vários atores da saga Harry Potter, escritores e fãs se posicionaram contra a autora.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags