Diversão e Arte

J.K. Rowling e Chomsky assinam carta contra a cultura do cancelamento

Mais de 150 escritores, acadêmicos e intelectuais endossaram a carta

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 08/07/2020 15:39
 (foto: AFP / Angela Weiss)
(foto: AFP / Angela Weiss)
J.K. Rowling é uma das autoras que assinou a carta
Mais de 150 escritores, acadêmicos e intelectuais assinaram uma carta intitulada A letter on justice and open debate (Uma carta sobre justiça e debate aberto, em tradução livre). Nomes como J.K. Rowling, Margaret Atwood, Noam Chomky assinam a carta publicada na última terça-feira (7/6) na Haper;s Magazine, fazendo um apelo ao debate tolerante de ideias e à revisão da chamada ;cultura do cancelamento;.

[SAIBAMAIS]A carta começa apoiando os recentes protestos por justiça racial, mas pondera que há uma crescente ;intolerância; por parte do ativismo progressista norte-americano em relação a ideias discordantes. Os abaixo-assinados consideram que isso está afetando os ambientes acadêmicos e culturais, onde há acusação e boicote, ;punições desproporcionais; e uma consequente ;aversão ao risco; ou autocensura que empobrece o debate público. ;Devemos preservar a possibilidade de discordar de boa-fé, sem consequências profissionais funestas;.

;A inclusão democrática só pode ser atingida se nós denunciarmos o clima intolerante que está estabelecido em todos os lados. [;] Como escritores precisamos de uma cultura que nos dê espaço para experimentações, chances de tomar riscos e até cometer erros. Precisamos preservar a possibilidade de uma discordância de boa-fé, sem consequências profissionais terríveis;, diz a carta.

Vale lembrar que J.K. Rowling foi acusada recentemente de ser transfóbica, após criticar uma publicação que se referia às mulheres cis como "pessoas que menstruam; em vez de ;mulheres;, considerando a inclusão das mulheres trans no termo. Rowling defende que apenas o sexo biológico da pessoa deve ser considerado para a definição de gênero. Vários atores da saga Harry Potter, escritores e fãs se posicionaram contra a autora.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação