Diversão e Arte

Quem é Naya Rivera, atriz desaparecida em lago em passeio com o filho

Conhecida pelo papel de Santana em Glee, a atriz desapareceu na noite da última quarta (8/7) e ainda não foi encontrada

Correio Braziliense
postado em 09/07/2020 11:32
Naya RiveraA atriz Naya Rivera está desaparecida há horas desde que pulou de um barco em que fazia um passeio no Lago Piru, na Califórnia, para nadar com o filho de 4 anos. O filho foi encontrado sozinho na embarcação e as buscas recomeçaram na manhã desta quinta-feira (9/7).
 
De origem porto riquenha, Naya Rivera nasceu em 12 de janeiro de 1987 na cidade de Valencia, na Califórnia. Ela é filha da cantora latina Yolanda Rivera, que fez sucesso entre os anos 1960, 1970 e 1980 com o grupo musical de Porto Rico La Sonora Ponceña. Como o contato com a música foi desde muito cedo, ela canta desde muito jovem, o que foi um diferencial na carreira que trilhou.
 
Com 33 anos, a artista é muito conhecida pelo papel de Santana, uma líder de torcida no . A atriz interpretou a personagem por 113 episódios durante todas as seis temporadas da série. A princípio, Santana desempenharia um papel de rivalidade com Rachel, a protagonista interpretada por Lea Michele, mas com o passar da série, a personagem foi ganhando nuances importantes, como descobertas na sexualidade, dramas familiares e acabou desempenhando um arco próprio, sendo aliada dos artistas principais.

 
Carreira de atriz 


Naya Rivera pode ter conseguido fama por Glee, mas já era atriz bem antes da série. Desde que era um neném já aparecia em comerciais e, aos 4 anos de idade, já fazia pequenas aparições em programas de televisão. O primeiro trabalho que fez creditada foi a única temporada do seriado The Royal Family, criado por Eddie Murphy. Ela interpretou Hilary Winston por todos os 15 episódios da produção que foi ao ar entre os anos de 1991 e 1992.

A partir deste início precoce de carreira, Naya começou a pegar pequenos papéis em séries aclamadas. Participou de um episódio de Um maluco no pedaço, S.O.S. Malibu e, já mais adulta, fez uma participação em CSI Miami, até chegar ao papel que a consagrou. 

Com o fim da série musical em 2015, Naya continuou trabalhando. Em 2017, fez um papel coadjuvante no longa Loucuras em família, filme original da plataforma Crackle estrelando por Charlie Sheen. Desde 2018, integra o elenco da série Step up: high water, uma das principais produções do YouTube Red. A história foca em campeonatos de dança, seguindo a linha de sucesso dos filmes de mesmo nome. O seriado estava previsto para ter a última temporada em 2021. 
 

Premiações de Naya Rivera 

 
Por mais que tenha muitos anos de trabalho e de estar presente nos momentos de mais sucesso de Glee, Naya tem poucos prêmios e indicações expressivas. A maioria do que ganhou e foi indicada foi por fazer parte do elenco da série musical, muito premiada nas primeiras temporadas no Emmy e SAG Awards. Contudo, ela acumula indicações e premiações em eventos de escolha do público como People Choice Awards e Teens Choice Awards. Além de uma indicação ao Grammy por Melhor Performance Pop por um Duo ou Grupo com Vocais, em que todo o elenco de Glee foi indicado em 2011.  
 
A atriz lançou em 2016 o livro Sorry Not Sorry: Dreams, Mistakes, and Growing Up (Desculpas sem se desculpar: sonhos, erros e amadurecimento em tradução literal), em que faz um apanhado da carreira e conta histórias dos bastidores de Glee. A artista destrinchou o conflito com Lea Michele, protagonista da série, relação conflitante a ponto de Naya classificar como inconciliável.  
 
Naya foi casada entre 2014 e 2018 com o ator Ryan Dorsey, conhecido por papéis nas séries Ray Donovan e Bosch. Os dois tiveram um filho, Josey Hollis Dorsey, que atualmente tem 4 anos e estava presente na noite do desaparecimento da mãe. O casal se divorciou após um caso de violência de Naya com Ryan em 2017. A atriz chegou a ser presa, no entanto foi liberada após fiança. 
 
*Estagiário sob supervisão de Adriana Izel 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags