Diversão e Arte

Com textos inéditos, antologia celebra 50 anos de crônicas de Veríssimo

A coletânea faz um panorama de textos publicados em jornais e revistas, muitos deles nunca divulgados em livro

Correio Braziliense
postado em 10/07/2020 17:06
A coletânea faz um panorama de textos publicados em jornais e revistas, muitos deles nunca divulgados em livro
Prestes a completar 84 anos de idade, o escritor Luís Fernando Veríssimo completou no ano passado 50 anos de crônicas. Em 19 de abril de 1969, o cronista fazia a estreia na coluna Informe Especial, do jornal gaúcho Zero Hora. Para celebrar o marco, a editora Objetiva, incorporada pela Companhia das Letras em 2015, publicou a coletânea Verissimo Antológico – Meio século de crônicas, ou coisa parecida, que reúne 316 textos clássicos, obscuros ou inéditos em livro dessas cinco décadas de produção literária.

Por enquanto, o livro está disponível apenas na versão e-book, à venda no site da editora. A publicação da versão impressa ainda está sendo estudada, devido ao contexto de pandemia. Veríssimo não interferiu na escolha dos textos, que formam um apanhado da produção dele publicada em jornais e revistas de todo o país, divididas, no livro, por décadas. Há também alguns contos, posto que a fronteira entre este formato e as crônicas é bastante tênue na obra de Veríssimo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags