Publicidade

Correio Braziliense

Diretora da Biblioteca Nacional é exonerada; nova responsável é nomeada

A direção da biblioteca passou para a analista de atividades culturais Elisa Raquel


postado em 13/07/2020 10:18

(foto: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)
(foto: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)
O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou na edição do Diário Oficial desta segunda-feira (13/7) a exoneração da diretora da Biblioteca Nacional de Brasília, Sharlene Gonçalves Araújo. A direção da biblioteca passou para a analista de atividades culturais Elisa Raquel Sousa Oliveira.

Sharlene foi nomeada para o cargo de Natureza Especial, símbolo CNE-07, da Subsecretaria do Patrimônio Cultural, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, em 5 de dezembro de 2019, quando a pasta estava sob os cuidados do ex-secretário Adão Cândido. A remuneração bruta é próxima dos R$ 5 mil, de acordo com o site da Secretaria de Economia do DF.

A ex-diretora substituiu Allan Wanick Motta, que assumiu a direção em 29 de novembro do ano passado e que gerou polêmica por ainda ser estudante universitário. A nomeação gerou reclamações do Conselho Federal de Biblioteconomia, que cobrou explicações do órgão nomeante visto que a lei nº 4.084/1962 exige diploma para exercer a profissão de bibliotecário. Em 5 de dezembro de 2019, a nomeação foi anulada pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

Espaço para estudos e realização de eventos culturais, divulgação de poetas e escritores, exposições de arte e mostras diversas, A Biblioteca Nacional de Brasília é um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer e está aberta ao público desde 2008. 

Atualmente possui 26 profissionais bibliotecários, integrantes da carreira de Administração Pública do Governo do Distrito Federal, no quadro de pessoal. Os profissionais são responsáveis pela organização, tratamento e disseminação da informação. O quadro de bibliotecários é apoiado por outros 19 técnicos de outras carreiras da Secec, formando a força de trabalho da instituição.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade