Diversão e Arte

Cultura popular do DF é celebrada na websérie 'Poéticas populares'

A produção conta com 16 episódios e está disponível no YouTube

Lisa Veit*
postado em 13/07/2020 17:00
Mestra Tamá Freire do grupo Bumba Maria Meu Boi, filha de Seu Teodoro no espaço cultural do Boi do Seu Teodoro em Sobradinho
Os produtores de cultura popular do Distrito Federal estavam a procura de um espaço seguro para celebrar as datas e as festas tradicionais. Assim emerge a websérie Poéticas populares, em que, cada um dos 16 episódios, celebra eventos e artistas, com música e poesia.

;A princípio, veio a vontade de girar o mercado da produção cultural, bem como levar amor para quem estava isolado. Queremos o encontro o quanto antes, mas por conta da pandemia fomos obrigados a ocupar o espaço digital, de onde também não queremos mais sair;, diz Stéffanie Oliveira, diretora de arte e presidente do Instituto Rosa dos Ventos.

[SAIBAMAIS]A websérie é distribuída no canal do YouTube do Instituto Rosa dos Ventos, e permite ao público visitar importantes centros culturais do DF e assistir performances de diferentes gerações da cultura popular candanga, além do Rio de Janeiro e de São Paulo. Nomes como Thabata Lorena, Tamá Freire a Jamelinha da Mangueira, Mestre Russo, Lazir Sinval, Kika Ribeiro, Ella Nepomuceno, 7 na Roda, e Seu Estrelo integram o projeto.
[VIDEO1]

Quanto à direção musical, Marcus Moraes comandou o desafio do encontro virtual. ;Esse foi um dos maiores desafios, profissionalmente falando, que tive até hoje. Tivemos que ensaiar e fazer a mediação com músicos incríveis via Whatsapp. Mas ainda assim a experiência foi maravilhosa e estará acessível para as pessoas no on-line. É uma nova forma de continuar a produzir;, reflete.

*Estagiária sob supervisão de Adriana Izel

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação