Publicidade

Correio Braziliense

Cultura popular do DF é celebrada na websérie 'Poéticas populares'

A produção conta com 16 episódios e está disponível no YouTube


postado em 13/07/2020 17:00

Mestra Tamá Freire do grupo Bumba Maria Meu Boi, filha de Seu Teodoro no espaço cultural do Boi do Seu Teodoro em Sobradinho(foto: Tsaraújo/Divulgação)
Mestra Tamá Freire do grupo Bumba Maria Meu Boi, filha de Seu Teodoro no espaço cultural do Boi do Seu Teodoro em Sobradinho (foto: Tsaraújo/Divulgação)
Os produtores de cultura popular do Distrito Federal estavam a procura de um espaço seguro para celebrar as datas e as festas tradicionais. Assim emerge a websérie Poéticas populares, em que, cada um dos 16 episódios, celebra eventos e artistas, com música e poesia. 

“A princípio, veio a vontade de girar o mercado da produção cultural, bem como levar amor para quem estava isolado. Queremos o encontro o quanto antes, mas por conta da pandemia fomos obrigados a ocupar o espaço digital, de onde também não queremos mais sair”, diz Stéffanie Oliveira, diretora de arte e presidente do Instituto Rosa dos Ventos.

A websérie é distribuída no canal do YouTube do Instituto Rosa dos Ventos, e permite ao público visitar importantes centros culturais do DF e assistir performances de diferentes gerações da cultura popular candanga, além do Rio de Janeiro e de São Paulo. Nomes como Thabata Lorena, Tamá Freire a Jamelinha da Mangueira, Mestre Russo, Lazir Sinval, Kika Ribeiro, Ella Nepomuceno, 7 na Roda, e Seu Estrelo integram o projeto.
 
 

Quanto à direção musical, Marcus Moraes comandou o desafio do encontro virtual. “Esse foi um dos maiores desafios, profissionalmente falando, que tive até hoje. Tivemos que ensaiar e fazer a mediação com músicos incríveis via Whatsapp. Mas ainda assim a experiência foi maravilhosa e estará acessível para as pessoas no on-line. É uma nova forma de continuar a produzir”, reflete. 

*Estagiária sob supervisão de Adriana Izel

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade