Para aliviar o difícil momento de agentes e instituições culturais do Distrito Federal, foi autorizado o pagamento de R$ 1.182.720,77 por parte da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec). A verba é direcionada aos projetos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), Áreas Culturais, Ocupação e Conexão Cultura DF. A relação foi publicada, ontem, no Diário Oficial do DF.
Após a divulgação dos pré-selecionados para o Prêmio FAC Brasília 60, a semana se intensifica com os resultados de outros editais e prêmios. Hoje, está prevista a divulgação do resultado provisório da Premiação Junina 2019. Ainda nos próximos dias será divulgada a avaliação preliminar do Apresentações On-line.
De acordo com o secretário da Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, o momento é o ideal para liberação desses pagamentos. “Entramos numa fase volumosa de liberação de recursos para fomento, num momento crucial tanto para os artistas quanto para a economia criativa do DF e do país, já que alguns projetos são de circulação nacional”, explica, em nota, Bartolomeu.
No mês de julho a Secec já empenhou R$ 6 milhões correspondentes a outros editais, o Áreas Culturais, de 2018, e o Ocupação, de 2019. O objetivo dos benefícios é voltado para atividades culturais, como teatro, dança, sarau, ações educativas, poesia, fotografias, como também para a valorização dos equipamentos da Secec no DF.
Com as liberações de pagamento ocorridas nesses dias, o Distrito Federal se torna a unidade da Federação que mais investiu no setor durante a pandemia da covid-19. “Esse conjunto de editais são especiais porque nasceram dessa urgência de acolher agentes e instituições nesse panorama de suspensão de atividades artísticas”, completa o titular da Cultura.
*Estagiária sob supervisão de Igor Silveira
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.