Diversão e Arte

Banksy deixa aparecer um pedaço do rosto em vídeo de nova intervenção

O artista, que é sempre cauteloso quanto à própria identidade, faz uma intervenção sobre a quarentena, no metrô de Londres

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 15/07/2020 10:46
Sempre cauteloso quanto à própria identidade, Banksy deixou aparecer um pedaço do rosto em vídeo divulgado por ele mesmoO artista plástico Banksy, que usa o pseudônimo para fazer célebres intervenções urbanas e faz de tudo para não revelar a própria identidade, publicou, nesta terça-feira (14/7), no Instagram, um vídeo no qual é possível ver os olhos dele através dos óculos de proteção transparente.

Na intervenção, ele se veste como agente de limpeza do metrô e até pede para um passageiro se afastar, enquanto, em vez de limpar o vagão, ele desenha alguns dos clássicos "ratos sapecas" fazendo coisas como espirrar ou escrever a assinatura do artista com álcool em gel.

[SAIBAMAIS]A performance foi batizada de If you don;t mask - you don;t get, uma mensagem de duplo sentido, que quer dizer algo como ;se você se mascara, você não pega;, no sentido de ;não pegar a ideia, não compreender o sentido da coisa;. Trata-se de uma crítica irônica às mensagens ambíguas emitidas pelo governo inglês sobre as medidas preventivas contra o novo coronavírus.

[VIDEO1]

Em outro trecho, o artista visual escreveu ;I get lockdown, but I get up again;, uma referência à música Tubthumping da banda inglesa Chumbawamba, que diz ;I get knocked out/ But I get up again;. A letra original quer dizer algo como ;eu sou derrubado, mas me levanto outra vez;, enquanto a paródia quer dizer ;eu faço lockdown (isolamento), mas me levanto outra vez;, em tradução livre. Um trecho da música toca no final do vídeo, reforçando a mensagem.

Outras de Banksy na semana

Também nesta terça-feira foi anunciado que a Itália devolveria à França uma obra atribuída a Banksy feita em 2018 em homenagem às vítimas do massacre da boate Bataclan, que fo[SAIBAMAIS]i roubada por duas pessoas encapuzadas em 2019 e encontrada recentemente em uma fazenda perto de Roma.

O quadro, intitulado Banky;s Gate, retrata uma garota triste com o rosto coberto por um véu e será exibida no Palácio Farnese, em Roma, que abriga a embaixada francesa na Itália. A data e as condições de retorno à França ainda não foram divulgadas.

Pintada na porta da boate Bataclan, na frança, pintura atribuída a Banksy homenageia as vítimas do massacre ocorrido em 2015 no mesmo local

Ainda nesta semana, o artista chegou a compartilha no Instagram uma intervenção feita na própria casa, mais uma vez com os icônicos ratinhos, com a legenda ;minha esposa odeia quando eu trabalho de casa".

[VIDEO2]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação