Diversão e Arte

Secec abre seleção, a fim de realizar 53º Festival de Brasília

O edital para o tradicional evento tem inscrições abertas até o dia 21 de agosto

Correio Braziliense
postado em 22/07/2020 11:16

Palco da última edição do Festival de Cinema, realizada em 2019

 

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) publicou no Diário Oficial do Distrito Federal, nesta quarta-feira (22/7), o edital de chamamento público que visa selecionar  a Organização da Sociedade Civil (OSC) para a realização do 53º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB). O edital prevê a realização do FBCB nos meses de novembro ou dezembro, em formato híbrido.

 

A organização selecionada ficará responsável pela realização das Mostras Competitiva, Brasília e as Paralelas, além de atividades formativas e rodadas de negócios em ambiente virtual. A OSC deve executar também as ações em homenagem aos 60 anos de Brasília, celebrados em 2020.

 

Saiba Mais

 

Para a inscrição, os proponentes devem ter, no mínimo, dois anos de atuação no DF. Também é necessário ter realizado, ao menos, um festival de grande porte, em qualquer segmento de cultura e arte. As etapas de inscrição estão disponíveis no link: http://www.cultura.df.gov.br/secec-abre-selecao-de-osc-para-realizacao-do-53o-festival-de-brasilia-do-cinema-brasileiro/. 

 

 

De acordo com a Secec, o investimento total será é de R$1,5 milhão. A subsecretária de Economia Criativa, Érica Lewis, explica que o vencedor poderá captar recursos externos para suplementar o montante. “A OSC selecionada poderá recorrer a mecanismos de fomento locais e federais, e aos patrocínios das empresas privadas”, destacou em nota à imprensa.

 

 

Devido à pandemia do novo coronavírus, o Cine Brasília não será palco para o mais tradicional festival de cinema do país. O evento será formato híbrido, que abrange apresentações de filmes em cinemas drive-in do Plano Piloto e em Regiões Administrativas, além de ser acolhido em plataforma virtual. 

 

 

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, aposta que a edição será inovadora. “O lançamento dessa chamada pública é um motivo de comemoração, pois firmamos compromisso de manter o festival no calendário anual, sem o risco de cancelamento”, diz em material de divulgação.

 


Protocolos

 

 

Em respeito às normas de distanciamento social, as inscrições serão feitas eletronicamente. Os interessados devem enviar a ficha de inscrição  e a proposta , em formato PDF, pelo e-mail  protocolo@cultura.df.gov.br, com o assunto “Seleção do Chamamento Público para realização do 53º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro”, até o dia 21 de agosto.

 

 

A divulgação do resultado provisório será feita em até três dias após a avaliação das propostas pela Comissão de Seleção. Após essa fase, os proponentes terão cinco dias para recorrer. Em caso de dúvidas, as OSCs podem entrar em contato com a Coordenação de Audiovisual da Secec pelo endereço eletrônico: audiovisual@cultura.df.gov.br ou pelo telefone 99213-2016.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags