Diversão e Arte

Na semana em que iniciariam as Olimpíadas, 6 filmes sobre a competição

Três filmes com ampla repercussão ajudam a matar as saudades dos Jogos Olímpicos, agora, previstos para 2021

Correio Braziliense
postado em 23/07/2020 07:52
Na semana em que começariam as Olimpíadas, o Correio indica alguns filmes sobre o tema, como Foxcatcher
A crise de saúde mundial causada pela pandemia da covid-19 motivou o cancelamento de eventos por todo globo. Entre eles, as Olimpíadas. Os jogos serão sediados em Tóquio e estavam marcadas para começar amanhã e durariam até 9 de agosto. As datas foram transferidas para mesma época de 2021. Assim, os fãs de esportes ficaram sem as competições aguardadas há quatro anos. Para matar um pouco a saudade, o Correio indica filmes com histórias olímpicas.

Raça (2016), de Stephen Hopkins 
A jornada do atleta negro que desafiou o nazismo. O longa que conta história de Jesse Owens, corredor negro que precisou vencer os competidores e o racismo para conquistar as quatro medalhas de ouro que levou nas Olimpíadas de Berlim, em 1936, em pleno governo de Adolf Hitler. Disponível na HBO GO.
 

Saiba Mais

 

Foxcatcher — Uma história que chocou o mundo  (2014), de Bennett Miller
A história da equipe de luta greco-romana patrocinada pelo bilionário John du Pont. O time visava dar todas as possibilidades para que atletas norte-americanos fossem classificados para as Olimpíadas de Seul, em 1988. O grupo tinha como principal estrela Mark Schultz, campeão olímpico em 1984, que acreditava estar ainda na sombra do irmão, Dave Schultz, também medalhista de ouro em Los Angeles 1984. Disponível no Globoplay.

Vitórias de uma vida (2014), de Gregg Champion 
O longa apresenta toda a trajetória de Gabby Douglas, a primeira ginasta negra a vencer uma medalha olímpica. A norte-americana levou o ouro no individual geral e o ouro por equipes em Londres (2012), se tornando também a primeira atleta do país a vencer as duas provas na mesma olimpíada. O filme apresenta os obstáculos vinculados não só à pratica do esporte, mas a luta contra o racismo no esporte. Disponível no Claro Video.
 
Carruagens de fogo (1981), de Hugh Hudson
Os desafios de Harold Abrams e Eric Liddell, dois atletas que representaram a Inglaterra nas Olimpíadas de Paris em 1924, são o mote para o longa-metragem. O filme apresenta todo caminho que os dois atletas, amigos desde a Universidade de Cambridge, passaram para alcançar a medalha de ouro olímpica. Vencedor do Oscar de Melhor filme, ele ficou conhecido também pela trilha sonora. Disponível para aluguel no iTunes.

Icarus (2017), de Bryan Fogel
Documentário que se propôs a investigar os casos de doping com foco no clismo. No entanto, o caso se complica quando o diretor do laboratório nacional anti-doping da Rússia, Grigory Rodchenkov, revela a existência de um esquema grande de uso de substâncias ilegais por atletas russos para as Olimpíadas acobertado pelo governo do país. Fatos mostrados no filme foram parte das evidências que baniram a equipe da nação de Putin das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro e dos Jogos de Inverno de Pyongyang em 2018. Disponível na Netflix.

No coração do ouro: O escândalo da seleção americana de ginástica (2019), de Erin Lee Carr
Mais um documentário sobre um escândalo interno. O longa de distribuição da HBO destrincha os casos de abuso e assédio sexual praticados pelo médico osteopata Larry Nassar. O fato abalou o esporte internacional em 2017 e o doutor foi condenado em 2018. Mais de 200 mulheres vieram a público falar sobre o que sofreram e o filme mostra como os crimes eram praticados e encobertos dentro da seleção multi medalhista de ginástica artística. Disponível na HBO.

*Estagiário sob supervisão de Igor Silveira

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags