Diversão e Arte

Sambabook promove lives com Teresa Cristina e Jorge Aragão

Iniciativa faz parte das comemorações dos 10 anos do projeto. Aragão foi um dos homenageados e Teresa Cristina participou de duas edições

Correio Braziliense
postado em 24/07/2020 07:00
Teresa Cristina e Jorge Aragão abrem o projeto Sambabook livesComo forma de celebrar os 10 anos do Sambabook, que serão comemorados em 2021, o projeto promove a partir desta sexta-feira (24/7) uma série de lives para se conectar com o público durante a pandemia. A estreia é com Teresa Cristina, que tem se destacado no formato, e na próxima sexta-feira (31) será a vez de Jorge Aragão. Ambos, às 20h, no YouTube do Sambabook.

A ideia de se inserir no cenário de lives tem a ver também com o modo que a próxima edição do Sambabook será lançada, em formato digital. "O Sambabook é um projeto que foi se atualizando através do tempo, e a próxima edição será totalmente digital. E assim entendemos que nesse momento da quarentena, onde as lives passaram a ser a melhor forma de estarmos conectados com o público, que deveríamos também fazer lives homenageando a obra desses grandes compositores, ainda mais iniciando a celebração pelos 10 anos do Sambabook", explica Afonso Carvalho, idealizador do Sambabook e diretor artístico do projeto.

Saiba Mais

A primeira leva de shows virtuais celebra nomes que já foram homenageados no SambabookDona Ivone Lara, pela voz de Teresa Cristina, que foi revisitada em 2015, e Jorge Aragão, que foi homenageado em 2016 pelo projeto. "Estamos iniciando com homenagens aos Sambabooks da Dona Ivone Lara e do Jorge Aragão. Para diferenciar do projeto original, que tem diversos artistas que cantam o repertório do homenageado, para as lives pensamos em ter os próprios artistas, como será na live do dia 31, com o Jorge Aragão. E como Dona Ivone Lara partiu, decidimos convidar uma outra mulher, sambista, que adorava a Dona Ivone, e que canta todo o repertório dela, que é a nossa querida Teresa Cristina", antecipa Carvalho.

Até hoje, o Sambabook lançou cinco edições multiplataformas, incluindo formatos físicos (CD, DVD, BluRay), acompanhados por fichário de partituras, discobiografia e ambiente na web, com portal, redes sociais e aplicativos especialmente desenvolvidos. Foram homenageados João Nogueira, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Dona Ivone Lara e Jorge Aragão. 

Duas perguntas // Afonso Carvalho, idealizador do Sambabook

Afonso Carvalho com a Dona Ivone Lara na gravação do Sambabook da compositora em 2015

Quais são os próximos projetos previstos do Sambabook?

Pretendemos continuar homenageado os grandes compositores do samba, mas iniciaremos uma vertente de intérpretes que tem um repertório próprio, tão expressivo, de enorme importância para o samba, como o grupo Fundo de Quintal e a Beth Carvalho, que são quase  “donos” daquilo que cantam, como se tivessem composto os sambas que gravaram.

Que avaliação faz dos 10 anos do projeto que serão completados em 2021?

Muito positiva. O Sambabook é uma multiplataforma que tem enorme relevância artística, educacional e comercial. Nesse tempo a gente homenageou alguns dos maiores compositores da nossa  música, e o grande barato para a nova edição será a transformação de um projeto com diversos produtos físicos, como Cd, dvd, livro, em um projeto 100% digital. O conteúdo é o mesmo, só o formato que mudou, que evoluiu, como tudo na vida.

Serviço
Sambabook Lives
No canal oficial do Sambabook no YouTube. Em 24 de julho, às 20h, Teresa Cristina canta Dona Ivone Lara. Em 31 de julho, às 20h, Jorge Aragão.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags