Diversão e Arte

Correio lança o blog ''O futuro já começou''

O autor é o futurista Gilberto Lima, que mostrará, em linguagem acessível, as principais inovações que mudarão o dia a dia das pessoas nos próximos anos

Correio Braziliense
postado em 26/07/2020 17:22
O autor é o futurista Gilberto Lima, que mostrará, em linguagem acessível, as principais inovações que mudarão o dia a dia das pessoas nos próximos anos Você sabe o que é nanobiotecnologia, neuroplasticidade e dupla exponencialidade quântica? Para ajudar a entender como esses e outros termos vão impactar a sua vida nos próximos anos, o Correio Braziliense lança, nesta sexta-feira (24), o blog “O futuro já começou”, de Gilberto Lima. Presidente do Instituto Illuminante de Inovação Tecnológica e Impacto Social, palestrante, futurista e mentor de empresas de base tecnológica, ele apresentará, em linguagem acessível, as principais inovações que mudarão o dia a dia das pessoas.

“Minha maior preocupação é que estamos literalmente expostos a uma sequência de tsunamis tecnológicos disruptivos. Esses tsunamis só têm uma leitura instantânea: cada um deles traz um impacto social muito forte. E as pessoas não têm ideia de como serão impactadas”, explica Gilberto Lima. Como exemplos, ele cita três movimentos que, em sua visão, vão afetar sobremaneira a agricultura brasileira: “Just Food”, “Based Plant” e biofábricas. “No nosso espaço, vamos traduzir cada um, falar por que eles são uma ameaça e o que o Brasil deveria se antecipar e fazer para não deixar de 25% a 30% do seu Produto Interno Bruto (PIB) virar poeira”, argumenta.

Lima detalha que no movimento “Just Food”, surgido na Califórnia (EUA), foi desenvolvida a reprodução de diferentes tipos de carne a partir do DNA dos animais. Um dos principais objetivos: assegurar água potável para o maior número de pessoas. “A produção de um quilo de carne, da forma tradicional, consome 10 mil litros de água. Por isso, centros de referência de futuro global perguntam o tempo inteiro como resolver esse problema para, no mínimo, 1 bilhão de pessoas. Alguém na Califórnia resolveu responder criando o Just Food e desenvolvendo a reprodução de carne de boi, de galinha, de pato, etc, direto da célula do animal. O lema é: o fim dos criadouros e abatedouros do mundo inteiro”, destaca.

No blog “O futuro já começou”, Lima pretende trazer para o radar coletivo da sociedade e do poder público o entendimento desses “tsunamis tecnológicos disruptivos” em diferentes áreas, como a robótica e a inteligência artificial. “O mundo está se movendo e não espera o Brasil. E as soluções que o planeta está buscando, nós estamos ficando muito distantes”, aponta. “Como se preparar para surfar esses tsunamis? Em que momento desses fenômenos nós, bem preparados, podemos tê-los a nosso favor? Isso é o que eu pretendo, como futurista, contribuir em minha parceria com o Correio, para assim traduzir os impactos que essas mudanças vão acarretar socialmente”, conclui.

Sobre Gilberto Lima

Graduado em Comércio Exterior com 25 anos de atuação, Gilberto Lima auxiliou negociações em mais de 40 países. É pós-graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela Universidade de Brasília; foi criador, em 2001, do primeiro consórcio de exportação de software do país, intitulado Brazilian Intelligence in Software (Brains) em conjunto com o Tecsoft-Softex (2001); coordenador da Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e das Comunicações (TICs), pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), de 2004 a 2008; e da Unidade de Internacionalização de Empresas pela Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) Brasil entre os anos de 2008 e  2011. Em 2016, foi presidente do Conselho Empresarial da (Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, sediada em Lisboa.

É membro fundador do Instituto Illuminante de Inovação Tecnológica e Impacto Social(2014) e seu presidente desde 2020. Atua como palestrante e mentor de empresas inovadoras.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags