Diversão e Arte

Emmy 2020: 'Watchmen' e 'The Marvelous Mrs. Maisel' lideram indicações

Os indicados ao prêmio de 2020 foram anunciados nesta terça-feira (28/7). Confira análise!

Pedro Ibarra*, Adriana Izel
postado em 28/07/2020 13:29
Watchmen, da HBO, foi a produção mais lembrada no prêmioForam anunciados os indicados para 72; Primetime Emmys, o mais importante prêmio da televisão norte-americana. Focada em séries lançadas entre junho de 2019 e maio de 2020, a premiação mostrou surpresas, deu espaço a novos nomes e se mostrou um dos eventos mais diversos nos últimos anos.

A produção mais indicada ao Emmy 2020 foi a minissérie da HBO Watchmen, Além das categorias principais de melhor minissérie, melhor atriz e melhor ator, no total a série concorre em 26 categorias. Em seguida vem a comédia The Marvelous Mrs. Maisel, com 20 indicações, incluindo as principais. Ozark e Succession, também presentes nas categorias mais disputadas, com 18 cada, fecham o grupo de séries mais lembradas pela Television Academy. Confira aqui a lista de indicados.

Analisando por emissora, Netflix e HBO saem na frente. Juntas, as duas receberam 267 indicações, sendo 160 da gigante do streaming e 107 do canal a cabo. As surpresas ficaram por conta da presença das recentes Disney%2b, com 19 indicações, e Apple TV , com 18. A plataforma da empresa do Mickey Mouse concorre a melhor série dramática com The Mandalorian e o streaming da marca de celulares disputa em melhor atriz e melhor ator.

[SAIBAMAIS]A cerimônia de anúncio dos indicados começou com um discurso do CEO da Academia, Frank Scherma. Na fala, ele expôs que esse é um ano atípico, não só pela pandemia, mas pela luta por igualdade de direitos e antirracista. O chefe responsável pelo Emmy disse que a premiação de 2020 visa ;amplificar as vozes que precisam ser ouvidas;. Assim foi feito, todas as categorias de atuação do Emmy tem no mínimo um intérprete negro. Nomes fortes como Regina King, Mahershala Ali, Eddie Murphy e Billy Porter aparecem na lista.

Revelações e repetições entre os indicados ao Emmy

Zendaya foi indicada pela primeira vez pelo papel em 'Euphoria'

A lista de indicados do Emmy celebrou talentos da nova geração: Zendaya, protagonista de Euphoria, indicada como melhor atriz em série dramática, Shira Haas, de Nada ortodoxa, nomeada na categoria de melhor atriz em série limitada, e Paul Mescal, lembrado na categoria de melhor ator por Normal people. Todos receberam as primeiras indicações da carreira à estatueta. Antes de Euphoria, Zendaya era mais conhecida pelos trabalhos no Disney Channel. Já Shira Haas, que é israelense, ganhou notoriedade exatamente com Nada ortodoxa. Paul Mescal é irlandês e mais conhecido pelos trabalhos no teatro.

Enquanto alguns estream no Emmy, outros até aparecem em mais de uma categoria da premiação. É o caso de nomes como Jason Bateman, indicado por Ozark (melhor ator) e The outsider (ator convidado); Giancarlo Esposito, que aparece também em duas categorias por Better call Saul (ator coadjuvante) e The Mandalorian (ator convidado); Sterling K. Brown que faz dobradinha pelos trabalhos em This is us (melhor ator) e The Marvelous Mrs. Maisel (melhor ator coadjuvante); Ramy Youssef indicado a duas categorias por Ramy: melhor ator e direção; e Daniel Levy que aparece como ator coadjuvante por Schitt;s Creek e também pela direção e roteiro da mesma série.

Entre as mulheres, as que se repetem são Angela Bassett por A black lady sketch show (atriz convidada) e por The imagineering story (narração); Maya Rudolph, que aparece duas vezes como atriz convidada pelas participações em The good place e Saturday night live, além de ter sido indicada pela voz em Big mouth; e Wanda Sykes, outra indicada na categoria convidada por The Marvelous Mrs. Maisel e pela voz em Crank Yankers.

*Estagiário sob supervisão de Adriana Izel

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação