Diversão e Arte

Playlist do Correio: Confira os lançamentos musicais da semana

Passeando pela MPB, rap e pop, a cantora Gabz, Gal Costa e Rubel e Billie Eilish são alguns dos destaques da semana na playlist do Correio

Correio Braziliense
postado em 31/07/2020 14:15
A cantora produziu todo o trabalho durante o isolamento 
A playlist da semana do Correio faz um passeio por vários ritmos. Entre os destaques a união de Gal Costa e Rubel em um novo trabalho, Gabz cantando sobre autoestima e libertação e Billie Eilish, que lançou uma canção em  parceria com o irmão FINNEAS. Confira alguns dos destaques da semana:


Mateus Aleluia traz a ancestralidade no novo álbum, Olorum. Com sonoridade contemporânea e perpassado de poesia, o trabalho evoca a cultura iorubá e se inspira no celestial. O ex-Os Tincoãs apostou em 12 faixas autorais para lançar o terceiro disco solo, que foi disponibilizado na última quarta-feira (29/7) nas plataformas digitais de música. 

A atriz e cantora Gabz lançou na última quinta-feira (30) o single Insegurança. Na faixa, que veio acompanhada de um videoclipe, a cantora usou as próprias emoções como espelho para o trabalho. Desta vez, a inspiração foi a transição capilar, fator que envolve a autoestima de muitas mulheres. A canção passeia por beats eletrônicos, pelo pop e pelo rap. O clipe conta com referências que ilustram o momento e vão desde Frida Kahlo a Oxum. 

Para quem gosta de sertanejo, Mano Walter lançou, nesta sexta-feira (31) o trabalho Histórias. O EP, dividido em quatro faixas inéditas, conta com a participação da cantora Paula Fernandes. O single em parceria, intitulado Chorona, traz uma letra romântica e arranjos musicais emocionantes. As vozes dos artistas se misturam com tons variados. O videoclipe da canção já está disponível nas principais plataformas digitais. 

Uma parceria inusitada marcou a semana da música. Carlinhos Brown e a cantora cubana Gloria Estefan se uniram em uma colaboração tanto quanto animada. Magalenha, composta originalmente pelo cantor baiano e gravada pela primeira vez por Sérgio Mendes, ganhou uma nova versão. Carlinhos e Gloria não pouparam esforços para cativar o público com um arranjo repaginado. 

Gal Costa e Rubel
 
A música Baby, de Caetano Veloso, ganhou uma recente adaptação. O single, lançado nesta sexta-feira (31), foi gravado nas vozes de Gal Costa e Rubel. A parceria ocorreu no início deste ano durante um show dos artistas na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro.
 
 

Internacional 

 
Billie Eilish teve shows do Brasil adiados devido a pandemia

A semana internacional foi quente na música pop. Um dos principais lançamentos ficou por conta da potente voz de Sam Smith. O vencedor do Oscar por Writings on the wall, da franquia 007, apresentou My Oasis, canção que faz parte do terceiro álbum do cantor. A faixa tem participação do rapper nigeriano Burna Boy e tem uma pegada mais alto astral e dançante do que os trabalhos anteriores do cantor.

Outra compositora da franquia 007 também deu as caras esta semana. A garota do momento e atual vencedora dos quatro principais prêmios do Grammy, Billie Eilish lançou o single My future. A canção foi composta pela cantora e o irmão FINNEAS no início do período de quarentena e foi completamente produzida neste tempo. Ainda não está claro se fará parte de um próximo trabalho de estúdio, mas Billie não está parada. A jovem de 18 anos estreou um programa de rádio próprio na Apple Music, está fazendo lives de casa e ainda existem rumores de que vai participar de um novo podcast do elenco de The office.

Outra novidade ficou por conta da banda Fontaines D.C. Não tão jovens quanto Eilish, mas igualmente promissores, os garotos de Dublin lançaram A hero’s death, o segundo álbum de estúdio em dois anos. Seguindo o burburinho da estreia em Dogrel -- disco que alcançou topo de listas de melhor do ano de 2019 na crítica especializada -- a banda caminha para se consolidar como herdeira da música alternativa, com este novo trabalho que é muito mais leve que o primeiro. Já escalados nos maiores festivais do mundo, os roqueiros irlandeses mostram com o novo trabalho que tem todas as ferramentas para estarem na mesma prateleira de The Strokes e Arctic Monkeys.

Entretanto, não é só a juventude que domina os lançamentos da semana, há espaço também para a experiência. Marilyn Manson, ícone do rock pesado e dono de um visual excêntrico, apresentou We are chaos, faixa-título do novo álbum de estúdio do músico marcado para lançar em 11 de setembro. Embalado por uma mistura de rock acústico, guitarras do metal e a voz rasgada de Manson a música é uma poderosa balada rock radiofônica, mas ao mesmo tempo sem perder a essência macabra do homem que a compôs.

*Estagiários sob supervisão de Adriana Izel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags