Diversão e Arte

Morre, aos 76 anos, diretor britânico, Alan Parker

O cineasta ficou conhecido pelo trabalho em 'Expresso da meia noite' e 'Mississipi em chamas'

Correio Braziliense
postado em 31/07/2020 14:53
Alan Parker
O cineasta britânico Alan Parker, conhecido pelo trabalho em Expresso da meia noite, Mississipi em chamas e Bugsy Malone,morreu, nesta sexta-feira (31/7), aos 76 anos. 

Segundo o The Guardian, uma pessoa próxima ao artista confirmou que a morte veio “após uma longa doença”. Alan deixa a esposa Lisa Moran-Parker, os filhos Lucy, Alexander, Jake, Nathan e Henry e sete netos.

Carreira de Alan Parker


Alan Parker ficou conhecido em meados da década de 1970 com a direção de grandes sucessos do cinema contemporâneo. Graças à produção dos longas Expresso da meia noite e Mississipi em chamas, o britânico foi indicado, em 1978 e 1988, respectivamente, ao Oscar de Melhor Realização. 

Com esses dois longas e, também, com o filme Evita, Alan Parker foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Realizador. Em 1984, recebeu o grande prêmio do júri, pelo Festival de Cannes, pela produção de Asas da liberdade.

No fim dos anos 1990, o cineasta foi contemplado como presidente do Instituto Britânico de Cinema (BFI). Além disso, recebeu diversas premiações do BAFTA Film Awards, no Reino Unido. 

Em 2003, Alan Parker se ausentou das produções cinematográficas, sendo responsável pelo processo de direção do musical Fame e do álbum The wall, da banda Pink Floyd. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags