Diversão e Arte

Morre maestro Benito Juarez, ex-regente da Sinfônica de Campinas

Juarez comandou a Orquestra Sinfônica de Campinas por 25 anos. Morte foi confirmada pelo filho do músico no Facebook

Correio Braziliense
postado em 03/08/2020 18:05
Maestro morreu aos 86 anos e deixa 5 filhos. A causa da morte ainda não foi divulgadaO maestro Benito Juarez, ex-regente da Sinfônica de Campinas, morreu na madrugada desta segunda-feira (3/8), aos 86 anos. O músico comandou a orquestra entre 1975 e 2000. Ainda não há confirmação da causa do falecimento. 

A morte foi confirmada pelo filho dele, André Juarez, em publicação no Facebook."Meus amigos, comunico o falecimento do meu amado pai, o maestro Benito Juarez. Descanse em paz, Baxoca. Vou honrar seu nome sempre", escreveu André, atual regente do Coral da USP.
 
André Juarez confirmou a morte do pai em postagem no Facebook 
 
Carmina Juarez, também filha de Benito, atua como orientadora de técnica vocal no mesmo coral.

Trajetória

Nascido em Minas Gerais, o maestro estudou na Bahia com Hans Joachim Koellreutter antes de se radicar em São Paulo. Com a orquestra de Campinas, em 1984, ele participou do comício pelas Diretas Já no Vale do Anhangabaú, no qual regeu o Hino Nacional Brasileiro.  

A trajetória do músico está muito ligada ao canto coral e à união entre a música clássica e a MPB. Ele também era o fundador do Coral da USP (Coralusp) e do Departamento de Música e o Coral da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), além de ter atuado como um dos idealizadores do curso de Música Popular Brasileira (MPB), na segunda universidade.

Na Orquestra Sinfônica de Campinas, Juarez participou do processo de profissionalização e foi um dos responsáveis por levar o grupo ao reconhecimento nacional e internacional. Juarez seguia a máxima de Brecht: a defesa da arte politicamente engajada, mas também de excelência. 

Irmão de Benito, Raimundo Juarez informou que o maestro estava em uma clínica de idosos em São Paulo, onde morreu. O maestro deixa cinco filhos. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags