postado em 15/11/2019 04:07
em 15 de novembro de 1889, ocorria a proclamação da República do Brasil. Para exaltar o orgulho do país que existe em cada brasileiro, o Divirta-se Mais selecionou receitas das cinco regiões do nosso território para o leitor aproveitar o feriado desbravando gostos de cada lugar.
Entre as gastronomias que pulsam na cidade, a nordestina tem um lugar especial. As receitas dessa região marcam a cidade, e o Bolo Luiz Felipe é um desses exemplos. Feito no Bolos da vovó tal qual manda a tradição, a receita arranca suspiros de nordestinos saudosos, que encontram na receita um pedacinho do Nordeste.
Outra região que está ganhando força no Brasil e no mundo é a Norte, marcada pela riqueza de insumos, dos mais variados possíveis. ;A gastronomia do Norte é muito rica e muito farta. Gostamos de porções grande;, afirma Maria de Nazaré, que herdou o ponto Delícias do Pará da mãe, dona Jacirema, que passou mais de 35 anos à frente do negócio.
Para os sulistas, a Galeteria Gaúcha oferece receitas características daquela ponta. O galeto temperado com ervas e servido em forma de rodízio conta com acompanhamentos típicos. Para fechar a refeição, o sagu é uma tradição deliciosa de se conhecer ; ou manter.
Ainda pouco difundida, vale experimentar a gastronomia capixaba. Gouthier Dias executa com maestria pratos do Espírito Santo, entre eles, a moqueca capixaba. Ele ainda destaca que a gastronomia do estado tem influências tanto indígenas quanto portuguesas.
Em Goiás, aqui no Centro-Oeste, o empadão goiano entrega a origem no nome. O preparo ofertado no Pamonha Pura é feito com as seguintes opções: frango, camarão e palmito.
*Estagiários sob supervisão
de Igor Silveira.