Divirta-se mais

Começa a jornada pelo Troféu Candango

Com presença regular no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Claudio Assis abre a mostra competitiva, na sessão de amanhã

postado em 22/11/2019 04:17
[FOTO1]

A largada para a longa estrada, com mais de 80 filmes ; entre longas e curtas-metragens ; do 52; Festival de Brasília do Cinema Brasileiro será dada na noite de hoje, mas está restrita para convidados. Na tela do Cine Brasília (106/107 Sul), será mostrado o longa O traidor, estrelado por Pierfrancesco Favino (na pele do mafioso Tommaso Buscetta) e Maria Fernanda Cândido, e dirigido por Marco Bellocchio. Respeitado por posicionamentos políticos em filmes como Vincere (2009) e Bom dia, noite (2003), Bellocchio poderá, em 2020, se tornar o candidato italiano ao Oscar de filme estrangeiro. Enquanto isso, em Brasília, o foco é de diálogo com o cinema brasileiro.

O público sempre participativo do Cine Brasília está escalado para se manifestar, amanhã, com o pontapé inicial dado na programação da mostra competitiva. Filmes como Amarelo manga, Baixio das bestas e Big Jato ; todos apresentados em Brasília ; não deixam dúvidas da identidade do diretor pernambucano Claudio Assis, à frente do primeiro filme concorrente (Piedade), junto ao público. Novamente com um tema forte ; a intromissão do poderio econômico no sufocar do dia a dia de uma comunidade de pessoas simples ;, Assis traz um filme com elenco destacado, com a escalação de Irandhir Santos (Tropa de elite 2), Fernanda Montenegro, Cauã Reymond, Gabriel Leone e Matheus Nachtergaele.

Na trama, o bar Paraíso do Mar serve de animação para os moradores da Praia da Saudade. É lá que a viúva Dona Carminha (Montenegro) pretende resistir às ofensivas de Aurélio (Nachtergaele), um executivo, vindo de São Paulo que carrega um forte segredo. Ainda envolto no mistério desencadeado com a chegada de forasteiros, Sandro (Reymond) se mostrará muito mais do que o proprietário de um cinema pornô da região. O roteiro de Piedade é assinado por Dillner Gomes, Hilton Lacerda e Anna Francisco.

Na noite de curtas-metragens de amanhã, no Cine Brasília, duas diretoras terão filmes mostrados: Sabrina Fidalgo (também atriz em Alfazema) e Camila Kater (Carne). O primeiro filme trata de um caso de paixão ocasional, em meio ao carnaval, enquanto o segundo é uma animação com técnicas variadas que examina entraves na luta das mulheres por maior espaço na sociedade.

SERVIÇO
Exibição, amanhã, às 21h (no Cine Brasília, 106/107 Sul), do longa de Claudio Assis, antecedida pelos curtas Alfazema e Carne. Ingressos a R$ 20 e R$ 10 (meia). No mesmo dia, às 20h30, com entrada franca, exibição nos complexos culturais de Samambaia e Sobradinho, além da apresentação no IFB Recanto das Emas. Também amanhã, no Cine Brasília, com entrada franca, às 15h, Cine Marrocos, de Ricardo Calil. Amanhã, às 16h, longa Servidão (de Renato Barbieri e Neto Borges), com exibição gratuita, no Museu Nacional da República (Esplanada).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação