Divirta-se mais

Caricatura social

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 29/11/2019 04:18
[FOTO1]


Quase como caricaturas ou desenhos animados em cena, a Agrupação Teatral Amacaca (ATA), sob a direção de Hugo Rodas, remonta a uma adaptação de O Rinoceronte. Com base no texto de Eug;ne Ionesco, a trupe de macacos teatrais constrói uma linguagem do absurdo pautada na direção e na compreensão dos atores que vai quase ao extremo do grotesco e do cômico para dialogar com o público. ;Para que isso também fosse mais recebido na cabeça das pessoas, para que não caísse na monotonia de uma realidade;, explica o diretor.

A trama revela o contexto de uma cidade pacata que passa a ser perturbada pela estranha aparição de um rinoceronte em suas ruas. Logo, os bichos aparecem aos montes, frutos da metamorfose de seus habitantes. Entre figurino, maquiagem e movimento de voz e corpo dos intérpretes, o único que resiste a transformação animal é o personagem Bérenger.

O trabalho também é uma segunda montagem da peça feita por Hugo Rodas ; a primeira foi realizada em 2003. Contudo, os atores integrantes da ATA que participaram da versão anterior solicitaram ao diretor uma montagem igual. ;Eles não quiseram renovar. Foi um trabalho minucioso tanto para eles quanto para mim. A direção seguiu o caminho do absurdo, marcado milimetricamente;, detalha o diretor.

Com o uso da metáfora e da estética quase caricaturesca, Rodas resgata temáticas que Ionesco abordou no período pós Segunda Guerra. O efeito manada visto em muitas sociedades diante de poderes autoritários; a insensibilidade diante da dor alheia; a indiferença com o futuro; quando pensamentos racionais se tornam inaudíveis; a perda do pensamento autônomo quando se está em bando. Em cena, o espetáculo é uma ode à liberdade de pensamento e busca a reflexão sobre a cultura do ódio.

;Será que é uma sorte encerrar o ano com essa peça? Preferia fechar de outra maneira, dizendo outras coisas, tratando tudo isso de outra maneira e não tendo que me impor uma vez mais.É um trabalho muito forte e é muito forte o que estamos vivendo. Voltar uma vez mais há 40 anos e começar a lutar pelas mesmas coisas é muito estranho. É um passo tão forte, tão para trás. Ao mesmo tempo que é um orgulho também fechar o ano mostrando as coisas que precisam ser ditas;, afirma Rodas.

SERVIÇO
O Rinoceronte
Da Agrupação Teatral Amacaca (ATA) e direção de Hugo Rodas. No Espaço Cultural Renato Russo. Hoje e amanhã, às 20h, e domingo, às 16h e às 19h; 6 e 7 de dezembro, às 20h e 8 de dezembro, às 16h e às 19h. Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), à venda no Sympla. Não recomendado para menores de 16 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação