Lucas Batista*
postado em 29/11/2019 10:45
[FOTO1]Hoje, a partir das 16h, é dia de boate para os idosos internos do centro geriátrico Grupo Altevita. Nas duas sedes ; Espaço Longevitá, no Sudoeste, e no Convivência, na Asa Sul ; os dançarinos da melhor idade vão poder mostrar seus passinhos, além de conversar e ouvir boa música. ;As canções são escolhidas por nós, e eles gostam principalmente da velha guarda, Roberto Carlos e Toquinho;, conta a terapeuta ocupacional Giovanna Macedo, uma das responsáveis pela celebração.
O centro costuma realizar festas temáticas em datas comemorativas como Páscoa e Natal, mas há três anos, no mês de novembro, decidiram criar a boate temática. Com muita música, fumaça, coquetéis e luzes, o espaço usa a música como elemento terapêutico, no qual os idosos interagem e se divertem.
;Quem procura uma instituição como a nossa, busca socialização, geralmente são idosos que estão sozinhos. Então eles chegam com esse objetivo, de integrá-los ao grupo;, ressalta a terapeuta. Valorizando a música como forma de interação, os internos têm todos os dias momentos de apresentações ao vivo, ou grandes musicais que são exibidos na sala de cinema do local.
Com as festas temáticas, os artistas da terceira idade participam desde a produção até a diversão: ;Eles fabricam as lembrancinhas, ajudam na organização, alguns fazem a comida, isso é muito bom;. Segundo a terapeuta essa ação é importante para estimular as funções cognitivas deles, que conseguem exercitar a atenção, memória e interação, por meio de uma atividade lúdica.
;A maioria dos nossos idosos têm perda cognitiva de memória, a própria atividade estimula essa função, o que pra eles é muito importante. Ainda socializam, conversam, interagem, sem falar da sensação de produzir algo, se sentir útil;, ressalta Giovanna.
E para os idosos do Altevita, já é carnaval. Esse é o tema da festa de hoje, o espaço vai disponibilizar máscaras e algumas fantasias, além das que eles mesmos já produziram.
Dança
Importante atividade cultural, a dança traz muitos benefícios para quem pratica, principalmente em idosos. De acordo com a terapeuta, o exercício promove a socialização, autoestima, bem-estar, liberando também hormônios de alegria e satisfação, como endorfina e serotonina.
Em Brasília, o baile aberto para terceira idade mais conhecido ocorre no Clube dos Previdênciários, desde 1975, todas as sextas-feiras, às 21h, chamado de Seresta do Previ. Os ingressos custam R$ 20 (para sócios/meia-entrada) e R$ 40 (não sócio/inteira).
*Estagiário sob a supervisão de Igor Silveira