Divirta-se mais

Lugar de empatia

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 13/12/2019 04:17
[FOTO1]


Duas perguntas guiaram a pesquisa e a construção do espetáculo teatral Afeto: quem são as pessoas negras que estão ou já passaram por sua vida e qual foi a relação de afeto que você estabeleceu com ela? A peça do Grupo Embaraça, interpretada pelas atrizes Fernanda Jacob e Tuanny Araujo, trata das afetividades, das diversas formas e contextos possíveis, em torno da mulher negra.

Em curta temporada na Casa dos Quatros, o trabalho resulta de um processo de pesquisa do qual o grupo viu surgir relatos convergentes de dinâmicas racistas. Da infância à vida adulta, passando por situações na escola, na vida pessoal, de relacionamentos, no trabalho, porém todas permeadas por fragilidades e pela falta da empatia. ;É um recorte de como o afeto se dá, é a empatia que você tem para com o outro. O racismo estrutural que precisa ser combatido na maneira como a gente concebe o afeto;, afirma Tuanny.

Afeto é um espetáculo autoral e com uma linguagem estética performativa. Sem uma construção linear, diferentes narrativas se cruzam e vão montando o quebra-cabeça em variados contextos. ;Mas que tem uma linha dramatúrgica que vai até o fim, perpassando essas histórias, tem relatos de mulheres distantes e narrativas ficcionais. Não é só o lugar do depoimento pessoal;, detalha a atriz, autora e diretora.

Com uma banda ao vivo em cena, composta por Letícia Fialho (guitarra), Anne Caroline Vasconcelos, Larissa Umaytá e Yara Alvarenga (percussão), provocações cênicas de Jonathan Andrade e projeções de Mari Mira, o espetáculo é um trabalho coletivo que busca recursos para tratar de um tema caro e importante. ;Por mais que seja difícil, mas é um respiro. A gente propõe um outro lugar, um lugar que a gente precisa, de se olhar para outras oportunidades, de entender como vemos o outro. A falta de afeto para com as mulheres negras não deixa de representar uma morte simbólica. Há uma urgência em tratar essas afetividades;, pontua.


Serviço
Afeto
Na Casa dos Quatro (708 Norte, Bl. F, Lj. 42). Hoje e amanhã, às 20h, e domingo, às 19h. Do Grupo Embaraça. Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada). À venda no Sympla e pelos telefones 98127-8667 e 98269-8559. Não recomendado para menores de 18 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação