Correio Braziliense
postado em 10/01/2020 04:15
Os comensais da capital podem se preparar para um verão delicioso pela cidade, isso tudo sem se descuidar da saúde e do paladar neste início de ano. A estação da alegria se estende até março e, nesse período, o que não faltam são estabelecimentos com receitas leves e hidratantes, claro, sem deixar de encantar as papilas gustativas.A nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti, afirma que a hidratação é um ponto crucial nesta época do ano. “Durante o verão, devemos redobrar a atenção com a pele. Para isso, manter uma boa hidratação, consumir alimentos ricos em antioxidantes, não abusar de álcool e açúcares faz toda a diferença”, pontua.
Contra os raios nocivos do Sol, a dica que a especialista dá são os antioxidantes. “Eles reduzem os efeitos nocivos da exposição ao Sol, combatendo os radicais livres. Ótimas fontes de antioxidantes para acrescentar na dieta são a cúrcuma, o gengibre, o cacau, as frutas cítricas e as frutas vermelhas”, explica.
Ela ainda dá a dica para quem quer pegar uma cor: “Alimentos amarelos/alaranjados, como cenoura, abóbora, manga, laranja e pimentão são ricos em um composto antioxidante chamado betacaroteno, que atua diretamente na pele, ajudando a proteger dos radicais livres causados pelo sol e também a manter o bronzeado por mais tempo”.
Por último, a especialista ainda fala da importância de se consumir proteínas durante a estação.
*Estagiários sob supervisão de Igor Silveira
Regra simples
Se você quer saber a quantidade de água que deve beber, Renata Guirau ensina uma conta simples: “Você multiplica 35 pelo peso da pessoa. Por exemplo: uma pessoa de 70kg vai precisar de no mínimo 2450ml de água ao longo de um dia”.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.