Divirta-se mais

História no prato

Correio Braziliense
postado em 10/01/2020 04:15
A guacamole é à base de abacate, uma das frutas desta estação

Quando o assunto  é a gastronomia latina o El Paso — Cocina latina dá um show. No local, receitas de diversas localidades do continente se reúnem em um menu rico não só em sabores, mas também em cultura. Entre os pratos que se diferenciam por ter tradição está a guacamole, considerada patrimônio imaterial da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A receita é simples, aposta no delicioso sabor do abacate com temperos tradicionais. “A guacamole é uma receita leve e refrescante e ainda faz bem à saúde”, conta David Lechtig. Ainda com a guacamole, vale experimentar o Ceviche Maia (R$ 45), feito com camarões com guacamole, cebola, tomate e pimenta-jalapeño.

Também com o abacate, mas agora servido no formato original da fruta, a casa oferece o Cóctel de camarones Acapulco — Camarões em molho agridoce levemente apimentado, temperado com cebola e coentro, servido frio em meio abacate. “Essa receita é servida fria, mas é um pouco picante. É uma receita mexicana”, informa.

Receita

Confira a receita de guacamole que o chef David Lechtig ensina:
Guacamole (Para 4 pessoas)

Ingredientes:
l 6 avocados ou 3 abacates manteiga.
l 1 limão-tahiti
l 2 tomates sem sementes nem
tampa em cubos
l 1 cebola-branca ralada
l Coentro, sal e pimenta-branca à vontade
l 1 pimenta dedo-de-moça-verde sem veios nem sementes

Preparo:
Deve-se amassar grosseiramente os abacates (garfo de mesa ou amassador de batatas), procurando retirar qualquer parte escura na polpa. Agregue o suco de limão para evitar a oxidação da fruta. Tempere a pasta com a cebola ralada, o tomate em cubos e coentro bem picado. Finalize com sal, pimenta-branca e pimenta-dedo-de-moça picada e sem sementes. Sirva fria com tortillas de milho crocante ou ainda em sanduíches ou com camarões.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags