Frescor e fartura
A gastronomia mediterrânea prima por frescor e qualidade nos insumos. Os preparos, leves e saborosos, são bons para a saúde. “As comidas tendem a ser mais assadas e grelhadas. Temos casos de frituras, mas não é o principal”, explica Paulo Mello, chef e sócio do Dona Lenha — casa que aposta na gastronomia mediterrânea há 22 anos.
Para ele, a culinária da região é marcante. “Essa é uma cozinha de tradição, é uma cozinha milenar e a característica dela vem dos países que cercam o mediterrâneo. A base é muito enraizada da terra fértil que cerca a região”, pontua.
Ainda sobre a gastronomia mediterrânea, ele finaliza: A cozinha tem que ser feita em movimento, respeitar a sazonalidade e poder ter pegada sustentável. É importante usar o que temos aqui, isso é muito importante”.
RECEITAS
INGREDIENTES
l 4 filés de peixe com 200g, cada
l 200g de alcachofra já cozida (ou em conserva) cortada grossa;
l 100g de filé de tomate (tomate sem pele, sem sementes, cortados
em tiras);
l 1 colher (sopa) de ervas frescas picadas
l 1 colher (chá) de alho bem picado;
l 200ml de vinho branco seco
l 1 colher (sopa) de Manteiga
Fria (50g);
l Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de fazer:
PEIXE
Aqueça bem o forno e seque muito bem o filé de peixe. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Aqueça uma frigideira pesada e adicione duas colheres de sopa de azeite. Coloque o peixe delicadamente na frigideira com a barriga para baixo; mexa a frigideira por 10 segundos. Quando o peixe estiver dourado, vire com cuidado. Asse em forno quente por aproximadamente cinco a sete minutos. Misture duas colheres de sopa de azeite com duas colheres de sopa de limão siciliano e regar o peixe; reserve aquecido.
MOLHO DE ALCACHOFRAS
Misture alcachofra, tomate, ervas, alho, sal e pimenta-do-reino em uma bacia. Aqueça uma frigideira com uma colher de sopa de azeite, adicione os legumes e rrefogue um minuto em fogo alto. Adicione o vinho branco e levantar fervura por um minuto, não deixe secar. Adicione a manteiga fria, retire a frigideira do fogo e misture até derreter (não deixe ferver após adicionar a manteiga).
Observação:
Despejar imediatamente o molho sobre o peixe e servir com arroz negro cozido “al dente”.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.