Divirta-se mais

Wakanda forever

Sucesso de bilheteria e crítica, Pantera Negra é o primeiro filme de super-heróis com elenco de maioria negra

Correio Braziliense
postado em 14/02/2020 04:08
O filme apresenta o país futurístico de Wakanda


A popularidade dos filmes de super-heróis é inegável.  Com uma fórmula de sucesso, a Marvel decidiu apresentar em Pantera Negra mudanças. Dando foco a culturas e custumes africanos, deixando o diretor mais livre pra criar e assumindo posicionamentos políticos, a história do guardião de Wakanda elevou os super-heróis para um patamar diferente nos cinemas.

O filme tem como enredo principal os desafios de T’Challa (Chadwick Boseman) em se tornar rei do país em que vive após a morte do pai. O longa apresenta a fundo Wakanda, país fictício africano hiperdesenvolvido e escondido do restante do mundo, e sua relação com o minério, também fictício, Vibranium. Quando Eric Killmonger (Michael B. Jordan), filho de um príncipe que traiu a nação, chega ao país com o intuito de assumir o trono e mudar a postura política local.

O filme tem na parte visual referências claras das culturas africanas. A trilha sonora também traz tambores e instrumentos usados na música africana. A cultura negra é bem representada e o elenco também é de maioria negra. A crítica apresentada no roteiro fica a cargo do vilão Killmonger que questiona a história dos povos negros de submissão aos brancos e prega que Wakanda tem o poder de reparar, ou ao menos vingar o sofrimento de pessoas e nações iguais a ela.

O enredo crítico e marcante somado a parte técnica apurada do filme tocou milhares de pessoas no mundo, e o filme se tornou um sucesso absoluto de público, sendo o primeiro longa de elenco com maioria negra a bater US$1 bilhão em arrecadação nos cinemas. Além disso, é a quarta maior bilheteria da história dos Estados Unidos e a décima segunda no mundo.

Pantera Negra também agradou a crítica tendo participado ativamente na temporada de premiações de 2019. O filme concorreu a sete Oscars e levou três estatuetas pra casa, fazendo história ao se tornar o primeiro filme de super-heróis a concorrer a Melhor filme no prêmio da Academia

SERVIÇO
Pantera Negra
Hoje, às 17h25, no Telecine Pipoca. Não recomendado para menores de 14 anos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags