Divirta-se mais

Dia da mulher

Telecine faz programação exclusiva com filmes dirigidos, roteirizados ou protagonizados por mulheres

Correio Braziliense
postado em 06/03/2020 04:09
O documentário Varda por Agnès faz parte da programação

O dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, é uma data marcada pelas reivindicações de igualdade de gênero, de mais espaços de fala, mais respeito e mais consideração com as mulheres. O dia foi estabelecido oficialmente em 1975, mas é comemorado desde o início do século passado, há pouco mais de 110 anos. Para focar na importância das mulheres, o Telecine preparou uma programação especial com mais de 24 horas de filmes que, de alguma forma, apresentam o ponto de vista feminino em relação ao mundo.

Os filmes transitam pelos mais diversos gêneros cinematográficos, seguindo a regra de serem dirigidos, roteirizados ou protagonizados por personagens femininas. Alguns dos títulos selecionados para a maratona são o drama Lady Bird – A hora de voar, o terror Nós, a comédia Mudança de hábito e a cinebiografia Elis.

A programação está dividida entre os canais Telecine Cult, Action, Fun e Touch. A parte principal fica a cargo do Cult, que transmite o filme entre as 22h do dia 7 e as 00h do dia 9. Ao todo, os quatro canais do Telecine exibem 19 filmes.

Esse tipo de iniciativa ganha força e importância com os movimentos de mulheres no meio cinematográfico. Apesar de sempre estarem presentes na frente e por trás das câmeras, elas não possuem a mesma visibilidade que homens na indústria do cinema e acabam esquecidas em premiações de direção e roteiro, mesmo com filmes aclamados pela crítica e pelo público. A causa ganhou ainda mais força em 2020 com a não indicação de Greta Gerwig ao Oscar de Melhor Direção pelo impecável trabalho feito em Adoráveis mulheres.

SERVIÇO
Programação do Dia Internacional da Mulher
Amanhã, a partir das 22h e domingo, a partir das 10h45, na TNT. Classificação indicativa a depender do filme. Confira a programação completa no site df.divirtasemais.com.br

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags