Correio Braziliense
postado em 13/03/2020 04:17
A pimenta é uma fruta, mas, na gastronomia, ela ganha o título de especiaria e é usada para realçar sabores, além de agregar um toque picante às receitas. Reza a lenda que as pimentas são também um ótimo amuleto contra o azar. Ela é usada contra energias negativas, mau-olhado e inveja, ou seja, nada mais apropriado para uma sexta-feira 13. Confira uma seleção de pratos utilizando este precioso ingrediente que o Divirta-se Mais separou para manter o astral lá em cima.A história da pimenta começa por volta de 7 mil anos antes de Cristo. Estudiosos relatam que esse insumo teria aparecido primeiro na América Central e, deste continente, ganhou o mundo, principalmente no tempo do descobrimento, pelo portugueses e espanhóis que espalharam a especiaria nos demais continentes.
Entre as culturas, este ingrediente aromático e cheio de sabor foi integrado e passou a fazer parte do paladar de diversas gastronomias. Exemplos não faltam na gastronomia indiana e em algumas culturas asiáticas. A comida mexicana é outra que marca, afinal, as pimentas fazem parte da cultura e história do local. Um exemplo vindo do país da América Central é a jalapeño.
No Brasil, ainda podemos ver o uso deste ingrediente em diversas culinárias, a mais marcante pela picância é a baiana. A pimenta é parte fundamental dessa gastronomia e figura em receitas como o acarajé. Para quem prefere uma receita menos picante e mais aromática, a pimenta-de-cheiro dá um toque suave e cheio de aromas para qualquer receita.
Vale ainda comentar que a pimenta é um termogênico natural, que é capaz de aumentar o gasto de calorias no processo da digestão. A responsável por isso é a capsaicina. O ingrediente ainda é relacionado com o alívio da congestão nasal e atua como antioxidante e anti-inflamatório no corpo humano.
*Estagiário sob supervisão de José Carlos Vieira
serviço
*Confira os endereços citados na matéria na página 8.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.