Divirta-se mais

Humor questionador

A partir do encontro de duas amigas, a comédia de costume Pão com ovo também analisa a realidade brasileira

Correio Braziliense
postado em 13/03/2020 04:17
Pão com ovo é uma comédia de costume sobre os hábitos de diferentes classes sociais a partir das personagens Dijé e Clarisse


há oito anos, a trupe maranhense Santa Ignorância Companhia de Arte transformou o encontro entre duas amigas de infância — Dijé (Adeílson Santos), moradora de um bairro da periferia, e Clarisse (César Boaes), uma emergente da classe social (os dois travestidos de mulher) — em uma comédia de costume assistida em todo o Brasil por mais de 1 milhão de espectadores.

Em Pão com ovo, somam-se aos dois atores Davyd Dias, para contar de forma bem-humorada situações dos costumes e hábitos das diferentes classes sociais. 

“Temos um espetáculo básico de roteiro e vamos criando quadros novos. Para Brasília, levaremos a apresentação mais tradicional com algumas novidades”, adianta o diretor, autor e ator César Boaes. Com o tempo, o artista conta que passa a pensar como o personagem reagiria a cada situação. “É um processo muito orgânico. Convivo 24 hores pensando nesse projeto,  tudo o que observo, trago para o palco, para os ensaios e, a partir daí, ver se funciona em cena”, detalha.  

Eles têm um programa semanal na tevê e publicam pílulas humorísticas na internet. “Tudo isso são ferramentas que a gente vai se alimentando. Temos essa preocupação de não ‘enganar’ o público que nos assistiu mais de uma vez”, comenta o diretor. A narrativa de Dijé e Clarisse ganha, em junho, espaço nas telonas com um longa-metragem. 

De volta a Brasília depois de dois anos, César e a companhia estão ansiosos para reencontrar, não apenas o público brasiliense, bem como os maranhenses que moram na cidade. “Brasília é uma referência sempre para a gente”, pontua. Sobre os anos na estrada, o artista acrescenta: “Nosso humor tem uma mudança muito grande, hoje é mais responsável, mais crítico, mais questionador da realidade. Pode se apresentar como comédia popular do cotidiano, mas está muito embutido de críticas sociais e mensagens sobre o feminismo, assédio. Não é só uma comédia de costumes”.

SERVIÇO
Comédia  Pão com Ovo
No Teatro Unip (913 Sul); Amanhã, às 21h, e domingo, às 20h. Ingressos: R$ 50 (vip) e R$ 40 (especial), com valores referentes a meia-entrada mediante a doação de 1kg de alimento, podendo ser adquirido pelo site www.furandoafila.com.br ou pelos pontos físicos nas Lojas óticas Diniz. Não recomendado para menores de 12 anos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags