Correio Braziliense
postado em 20/03/2020 04:07
A sazonalidade é um fator importante na hora de montar um cardápio para os donos de restaurantes. As frutas e verduras da estação tendem a ter preços mais acessíveis, sabores mais intensos e menos utilização de agrotóxico. O outono, como todas as outras estações, conta com muitas alternativas de frutas e verduras específicas para os comensais explorarem combinações e sabores próprios do período. O Divirta-se Mais separou pratos e receitas com ingredientes típicos da época, cheios de cores e sabores.Uma das casas que se diferenciam pelos cuidados com a origem dos ingredientes utilizados é a Castália, que compra de produtores locais, além de trabalhar com receitas que respeitam a sazonalidade dos produtos. “A Castália sempre tentou adquirir matérias-primas de produtores locais. Até nossa manteiga é da região e feita de maneira artesanal”, pondera Sérgio Rafaelli, gerente.
No Bem te vi, as frutas são parte fundamental do menu, que oferece opções como sucos, saladas de frutas, iogurte com frutas e vitaminas, por exemplo. “O uso de produtos da estação traz uma sustentabilidade maior, é mais natural, porque a natureza provê de uma forma mais abundante nessa época”, pondera o proprietário do Bem te vi, Rodrigo Quintiliano.
Vale conferir o ‘A Mano. O local trabalha com massas artesanais e utiliza ingredientes coloridos para dar um toque especial às receitas. Sócio da casa, André Sampaio destaca a vantagem do uso de insumos da estação: “O diferencial dos ingredientes da estação é que aqueles produtos não foram manipulados e forçados a crescer fora de seu tempo. Um produto da estação tem muito mais qualidade e sabor. Quando frutas, verduras e legumes estão fora de época, elas têm um sabor fraco, enquanto na estação o sabor é bem acentuado”.
*Estagiários sob supervisão de José Carlos Vieira
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.