Divirta-se mais

Esse tal de açaí

Correio Braziliense
postado em 20/03/2020 04:07
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A frutinha escura, típica da região Norte, vem se tornando um hype dos esportistas nos últimos anos. Os benefícios que ela proporciona à saúde são inversamente proporcionais ao seu tamanho, daí ter ultrapassado a fronteira da terra natal e ter-se expandido por todo o país. Muito consumida em textura cremosa, tanto em doces como salgados, a fruta acaba de chegar ao mercado em forma de energético natural misturada ao guaraná.

Chama-se Açaí Motion o produto envasado em lata de 269ml, pronto para beber, gaseificado, sem taurina (aminoácido sintético) e com cafeína natural do guaraná. É produzido pela AgriForte Comercial Exportadora S/A, empresa brasiliense, que há cinco anos exporta alimentos, como cafés premium, mandioca, palmito e leite especial para quem tem alergia à lactose. Com sede no SAAN, a empresa é dirigida por Rafael Aunt Ming, advogado e jornalista, e integrada por seu pai Teodoro Ming e dois acionistas.

Aceito no mundo
“Visitando nos últimos 20 anos 53 países, fora das Américas, percebi que o açaí é bem-aceito. Constatei também que todos os produtos a base da fruta eram pastosos, nenhum líquido”, explica Rafael. A criação do produto começou em 2018. “Tivemos a ideia de criar um energético natural à base de açaí e guaraná, sem taurina e com equilíbrio nas vitaminas do Complexo B”, destaca o empreendedor, que contratou uma empresa paulista de refrigerantes, Bebidas Poty, para produzir a fórmula.

O energético ficou pronto em oito meses. Do primeiro lote de 10 mil latas, foram enviados exemplares para 60 países. “A aceitação foi unânime e tivemos aprovação quanto ao sabor, aroma, textura e gaseificação”, celebra o produtor, que testou a nova bebida no Planeta Atlântida, evento de música jovem realizado no litoral gaúcho em fevereiro de 2019.

Zero açúcar
Dentro de dois a três meses estará pronta uma nova versão do produto, que virá numa lata branca com zero açúcar, adianta Rafael, que considera o Açaí Motion como “mixing drink”, harmonizador de bebidas inclusive alcoólicas, mas com moderação.

Uma grande campanha de lançamento está em curso para apresentar o energético com enorme quantidade de materiais personalizados como camiseta, boné, crachá, ecobag, coller, copos, viseiras e outros. Por enquanto as latinhas poderão ser encontrados em alguns supermercados (cerca de R$ 6), lojas de conveniência, rede Bio Mundo e restaurantes do Pontão, como Sallva e Manzá, e o Oliver. Telefone: 3223-5945 (AgriForte)


 

Sem precedentes

O setor alimentação emprega cerca de 6 milhões de brasileiros em mais de 9 mil pontos comerciais em todo o país — daí o transtorno que se instala com a crise do novo coronavirus. A Associação Nacional de Restaurantes (ANR) está recomendando aos associados reduzir a capacidade das casas e aumentar o distanciamento das mesas; disponibilizar álcool em gel para colaboradores e clientes; afixar placas e cartazes com medidas preventivas e impedir a permanência de clientes em pé nas dependências do estabelecimento.

Por sua vez, o serviço delivery nunca teve tanta demanda. Inúmeras grifes que nunca tiveram agora passam a adotar um serviço de entrega em domicílio ou de drive-thru como o complexo gastronômico de Lidia Nasser, no Sudoeste, que passou a agendar a retirada do pedido para não congestionar o trânsito. Lá, o cliente deve telefonar com antecedência mínima de 25 minutos, checar a disponibilidade do produto, informar o nome, telefone para contato e modelo e placa do carro no qual irá, além de indicar a forma de pagamento. Vale para Dolce Far Niente, Empório Árabe (foto) e MaYuu Sushi. Telefone: 3451-4751.


 

Máscaras protegem
Outras marcas consagradas optaram pelo aplicativo iFood para cumprir determinação do decreto do governo do Distrito Federal. Apesar de se manterem de portas abertas, restaurantes inscreveram pratos mais pedidos no cardápio da rede daHORA, como o combinado Haná.

No Lago Sul, a Trattoria Da Rosario redistribuiu as mesas para dois metros de separação e treinou a equipe no uso frequente de gel, na lavagem de mãos e rosto e na necessidade de cobrir a área do rosto no caso de tosse. E no uso de máscaras, quando necessário.

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