postado em 22/04/2008 14:35
As principais Bolsas européias fecharam em baixa pelo segundo dia seguido nesta terça-feira, puxados para baixo pelos bancos. A perda só não foi maior porque as mineradoras tiveram fortes ganhos devido ao aumento nos preços das commodities.
O índice FTSE-100, da Bolsa de Londres, teve baixa de 0,3%, aos 6.034 pontos. O CAC-40, de Paris, registrou queda de 0,77%, a 4.872 unidades. Em Frankfurt, o indicador DAX caiu 0,86%, a 6.728 pontos. A Bolsa de Milão cedeu 0,6%, pelo indicador MIBTel, aos 25.390 pontos.
O principal motivo para a queda dos bancos foi do RBS (Royal Bank of Scotland), que anunciou uma ampliação de capital de quase US$ 24 bilhões, que serão usados para pagar dívidas da compra do banco holandês ABN Amro e cobrir as perdas que teve com papéis atrelados ao crédito imobiliários de alto risco ("subprime").
Essas perdas, somadas a de outros tipos de negócios atingidos pela crise creditícia, atingiram cerca de US$ 12 bilhões.
Os papéis do RBS recuaram 4,6%. HBOS e Barclays, entre outros, também registraram perdas.
Os papéis das montadoras também tiveram fraco desempenho, já que se trata de um dos setores mais atingidos pela desaceleração econômica dos Estados Unidos.
Por outro lado, mineradoras e petrolíferas seguem com preço em alta constante, se aproveitando das cotações recordes das commodities.
Hoje, por exemplo, foram os casos da Kazakhmys (4,1%), da Xstrata (2%) e da Antofagasta (3,5%).