postado em 23/04/2008 13:12
A operadora de telefonia móvel Claro espera iniciar a expansão dos serviços de terceira geração (3G) no País, incluindo Minas Gerais, a partir de maio, de acordo com o presidente da operadora, João Cox. A implantação, segundo ele, ainda depende da liberação das licenças pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), na freqüência de 2.100 megahertz (MHz). "Acredito que nesta semana ou na próxima, a Anatel irá liberar as licenças", afirmou o executivo.
Atualmente, a Claro já opera os serviços de 3G em 40 cidades, localizadas no Distrito Federal e regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza e Porto Alegre, o que representa um volume de 33 milhões de clientes.
No total, a empresa investiu R$ 1,4 bilhão na aquisição das licenças, em leilão realizado em novembro do ano passado, e estima que irá gastar outros R$ 2 bilhões na infra-estrutura necessária para a oferta dos serviços. "Vamos investir quanto for necessário", disse Cox.
Em Minas, a operadora já possui uma participação de 12,35% no mercado de telefonia móvel, de acordo com dados da Anatel divulgados no mês passado, com uma base de 1,7 milhão de clientes. A companhia foi a primeira operadora a concluir, em janeiro deste ano, a implantação do Programa de Universalização do Acesso a Serviços de Telecomunicações de Minas Gerais (Minas Comunica), implementado pelo governo do Estado, em 127 municípios.
O programa, lançado em abril de 2007 visa garantir o acesso a serviços de telefonia móvel e transmissão de dados em todo o Estado. A meta era atingir 100% destes municípios até outubro de 2008. Atualmente, das 412 localidades incluídas no programa, 381 já receberam o sinal de telefonia móvel, sendo que a Claro e a Vivo (que comprou a Telemig Celular) cumpriram o lote adquirido em licitação. A Oi espera concluir as 31 cidades restantes até o dia 30 de abril.