postado em 23/04/2008 17:42
O volume de cheques sem fundos recuou 2,9% no primeiro trimestre deste ano em relação a igual período de 2007, segundo pesquisa da Serasa divulgada nesta quarta-feira. De janeiro a março, foram 19,8 cheques devolvidos a cada mil compensados, ante 20,4 nos três primeiros meses de 2007.
Os cheques compensados totalizaram 359,61 milhões em todo o país no acumulado dos três primeiros meses de 2008 e os devolvidos, 7,11 milhões, conforme a Serasa.
Na análise do mês de março, a inadimplência com cheques também diminuiu em relação ao mesmo mês do ano passado. Foram 20,8 cheques devolvidos por mil compensados em março deste ano --queda de 10%. Ao todo, foram 117,27 milhões de cheques, dos quais 2,44 milhões devolvidos duas vezes por insuficiência de fundos, no país. Já na comparação com fevereiro deste ano, os cheques sem fundos a cada mil compensados aumentaram no país. Foram devolvidos 19,5 cheques por falta de fundos a cada mil compensados em fevereiro de 2008, elevação de 6,7%.
A Serasa atribui a queda da inadimplência com cheques nas comparações do trimestre e do ano às "melhores condições do consumidor", quanto ao emprego e à renda. "Além disso, o crescimento de outras modalidades de financiamento estão absorvendo a inadimplência antes verificada no cheque", informou a Serasa.
Segundo a entidade, o aumento dos cheques sem fundos, na análise mensal, é característico do período, "quando se encerram as compras de Natal parceladas em prazos menores, a última parcela do IPVA, e o pagamento das despesas de férias e Carnaval".