postado em 23/04/2008 21:12
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje que o aumento no preços dos alimentos é o principal problema mundial, o que deve ser agravado com a influência indireta da alta do petróleo nos insumos agrícolas.
"A alta do petróleo tem impacto na inflação mundial e pode afetar indiretamente o Brasil. Ela entra nos custos dos alimentos, porque há derivados de petróleo que entram na agricultura", disse Mantega.
O ministro disse que, apesar disso, o Brasil está em uma situação muito mais confortável do que outros países no mesmo nível de desenvolvimento, como China, Rússia e Índia.
"O maior problema que temos hoje no mundo é a inflação dos alimentos, das commodities", disse o ministro. "Mas o Brasil está em uma situação muito melhor, porque a pressão inflacionária é menor do que na maioria dos outros países." Em relação aos preços dos combustíveis, Mantega disse que não há efeito direto da alta do petróleo, pois o valor pago pelos consumidores não é alterado de acordo com as cotações do barril de petróleo no mercado internacional.