postado em 25/04/2008 08:37
SÃO FRANCISCO ; A Microsoft anunciou nesta sexta-feira (25/04) que seu lucro caiu no primeiro trimestre e que teve um aumento tímido das vendas, mas superou suas expectativas e publicou previsões otimistas para o resto do ano e para 2009. Com estas previsões, a companhia parece querer deixar claro que pode melhorar seus resultados mesmo sem firmar uma aliança com o Yahoo, uma opção cogitada pelo grupo.
"Estamos oferecendo um enorme montante de dinheiro. Se os acionistas do Yahoo! quiserem, ótimo, mas estamos preparados para continuar nosso caminho sem uma fusão", disse na quarta-feira o executivo-chefe da Microsoft, Steve Ballmer.
A Microsoft comunicou que seu lucro líquido atingiu US$ 4,38 bilhões, 11% a menos que há um ano, quando o lançamento de seu sistema operacional Vista impulsionou seus resultados. Apesar do aumento mundial das vendas de PCs ; aproximadamente 15% a mais no primeiro trimestre, segundo a empresa de consultoria IDC ; e da queda do dólar, a Microsoft só conseguiu elevar em 0,3% seu faturamento, para US$ 14,45 bilhões.
No entanto, o lucro líquido por ação foi de US$ 0,47, acima dos US$ 0,44 previstos pelos analistas. A Microsoft acrescentou que, ao eliminar o efeito do lançamento do Vista há um ano, o faturamento teria crescido 14%. O grupo tecnológico também publicou previsões otimistas para o atual trimestre, no qual espera faturar de US$ 15,5 bilhões a US$ 15,8 bilhões e obter um lucro operacional de entre US$ 5,8 bilhões e US$ 6,2 bilhões.
Para o conjunto do próximo ano contábil, que terminará em 30 de junho de 2009, a Microsoft prevê que o faturamento alcance entre US$ 66,9 bilhões e US$ 68 bilhões e o lucro operacional se situe entre US$ 26,7 bilhões e US$ 27,4 bilhões.
Estes dados não impressionaram os mercados, onde os títulos do grupo desabaram 4% pouco após a divulgação dos números trimestrais. Desde o início deste mês, seus títulos melhoraram 12% devido, em parte, às expectativas de lucro favoráveis. No entanto, a atenção dos mercados nas últimas semanas se concentrou mais na evolução da oferta de compra lançada sobre o portal Yahoo! do que no desenvolvimento do negócio do gigante da software.
A Microsoft deu ao Yahoo! até este sábado (26/04) como prazo para aceitar os US$ 44,6 bilhões oferecidos no final de janeiro antes de lançar outra oferta de compra menos amistosa. O portal considera que este montante não reflete seu valor de mercado e afirma que tem um enorme potencial de crescimento no futuro.
"O Yahoo! está começando a tornar realidade o lucro de seus investimentos a longo prazo realizado para capitalizar nossas oportunidades futuras", disse Jerry Yang, executivo-chefe da firma, que também publicou resultados esta semana. O Yahoo! Superou as previsões dos analistas e até quadruplicou seu lucro líquido com as contas do primeiro trimestre de 2008, mas a Microsoft deixou claro que não tem planos de elevar sua oferta pelo portal.