postado em 25/04/2008 14:34
As Bolsas européias fecharam em alta nesta sexta-feira (25/04), com os ganhos que se seguiram à divulgação de resultados da Ericsson e da Volvo. Os papéis dos bancos também tiveram avanço, com a expectativa de que o pior momento da crise de crédito já tenha ficado para trás.
A Bolsa de Londres fechou em alta de 0,67%, com 6.091,40 pontos; a Bolsa de Paris teve ganho de 0,99% fechando com 4.978,21 pontos; a Bolsa de Frankfurt teve alta de 1,10%, ficando com 6.896,58 pontos; a Bolsa de Amsterdã subiu 0,36%, para 467,84 pontos; a Bolsa de Milão subiu 1,12%, para 25.729 pontos; e a Bolsa de Zurique encerrou o dia com ganho de 0,66% e ficou com 7.509,48 pontos.
As ações da fabricante de equipamentos para redes sem fio Ericsson subiram 17%. O lucro da empresa teve uma queda de 55% no primeiro trimestre, ficando em US$ 460 milhões no período; mesmo assim, o resultado foi superior ao esperado por analistas e investidores.
"Foi uma realmente uma boa surpresa", disse à agência de notícias Reuters o analista Jari Honko, do eQ Bank. Segundo ele, o lucro da Ericsson superou o esperado no mercado em cerca de 16%. O executivo-chefe da Ericsson, Carl-Henric Svanberg, disse que a empresa "teve um bom desempenho no trimestre, considerando a atual situação do mercado e o declínio do dólar". Ainda assim, a Ericsson ainda mantém previsão de um desenvolvimento fraco do mercado de infra-estrutura para telefonia móvel neste ano.
A Volvo informou nesta sexta-feira (25/04) que seus lucro no primeiro trimestre teve um crescimento de 12%, devido à expansão das vendas na Europa e na Ásia, ofuscando a demanda fraca nos EUA. A empresa expandiu suas expectativas para o ano, mas ainda prevê que o mercado americano continuará a apresentar demanda fraca.
"Nossa presença maior em mercados em crescimento na Europa Ocidental e na Ásia, entre outros, mais que ofuscou a debilidade na América do Norte", disse o executivo-chefe da Volvo, Leif Johansson. A Volvo vendeu sua divisão de automóveis para a americana Ford Motor em 1999.
No setor financeiro, as ações da HBOS - maior banco britânico de hipotecas - tiveram alta de 1,6%. Entre os bancos, também foram destaque as ações do Barclays, que subiram 2,6%. As ações do Credit Suisse subiram 2,5%, com a elevação da classificação dos papéis de "venda" para "neutro".